Inicio

Amazonas: Seminário da UEA sobre Balé Aéreo oferece oficinas e minicursos gratuitos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do projeto de ensino e a pesquisa em Dança Aéra/Vertical, da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), realiza, a partir da próxima quinta-feira (28) o seu 3º Seminário, oferecendo minicursos e oficinas gratuitas de ‘Dança Aérea’ para crianças, adolescentes e adultos praticantes ou amadores. A programação reúne uma mesa redonda, três oficinas e uma apresentação do espetáculo de dança aérea “As Amazonas”, do Grupo Balé Aéreo – Tangará.

As coordenadoras do 3º Seminário, professoras Yara Costa e Raissa Costa, ressaltam que o 3o Seminário é uma oportunidade para apresentar resultados alcançados no projeto, estimular a reflexão crítica do que está sendo produzido, tanto no ensino quanto na pesquisa em Dança Aérea. Segundo elas, o evento também será uma oportunidade para promover intercâmbios de experiências entre artistas e grupos praticantes dessa modalidade na cidade de Manaus.

“O foco deste seminário são os processos de criação que utilizam técnicas circenses, como o Tecido circense ou a Lira. A ideia principal, além de estimular novos praticantes dessa modalidade, é fomentar uma visão mais crítica e política do que se vem produzindo em dança aérea, incentivando a não repetição de discursos e padrões estéticos cristalizados na dança de modo geral”, ressaltou A professora Costa.

Programação

Na quinta-feira (28), primeiro dia da programação, as atividades serão realizadas na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA), localizada na Avenida Leonardo Malcher, 1728 – Praça 14 de Janeiro.

Programação 1: Oficina Tecido Circense e Processos Criativos em Dança, das 10h às 12h; Público-alvo: artistas maiores de 12 anos.

Programação 2: Oficina Lira e Processos Criativos em Dança, das 14h às 16h; público-alvo: artistas maiores de 12 anos. Programação 3: Mesa Redonda ‘A criação do movimento contemporâneo na Dança Aérea/Vertical utilizando Tecido Circense e Lira”, das 18h às 19h30, no miniauditório do 4º andar da Esat.

O último dia da programação, sexta-feira (29), as atividades ocorrerão no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Avenida Brasil – Santo Antônio s/n.

Programação 1: Oficina Tecido Circense adaptado para Crianças, das 9h30 às 11h; público-alvo: 7 a 10 anos.

O Seminário encerrará com a apresentação do espetáculo ‘As Amazonas’ – Grupo de Balé Aéreo Tangaré, a partir das 19h, também no Magdalena Arce Dou.

Grupo de balé aéreo Tangará

O projeto é desenvolvido nas dependências da ESAT/UEA e em 2016 também oferece, aos sábados, curso de iniciação a dança aérea/vertical no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou. Conta com mais de 50 pessoas, sendo alunos da UEA, além pessoas da comunidade em geral.

Confira a programação no link abaixo.

noticias1.uea.edu.br/noticia.php?notId=44962

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.