Amazonas

Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada até dia 10 de Maio

Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada até dia 10 de Maio
Geovanni

vacinação febre aftosaOs criadores de bovinos e bubalinos de 41 municípios das regiões do Baixo e Médio Amazonas e do entorno de Manaus têm até o dia 10 de maio para vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa. A prorrogação do prazo tem anuência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e atende um esforço da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) de atingir 100% da cobertura vacinal nesta etapa, que iniciou dia 15 de março. A expectativa é de imunizar pouco mais de 500 mil animais contra a doença.

De acordo com o presidente da Adaf, Hamilton Casara, a prorrogação da campanha por mais dez dias é importante diante do momento de crise em que o país vem sofrendo. “Normalmente a campanha acontece num período de 45 dias, mas notamos que a questão financeira influenciou na baixa procura pela vacina nas casas agropecuárias e nas revendas feitas pelo Idam – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas, por isso, solicitamos a prorrogação ao MAPA, que foi sensível à causa”, esclareceu.

Casara reforçou também a importância econômica da imunização para o Estado. “Nós estamos há 12 anos sem ocorrência de aftosa no Amazonas, com a vacinação. Os esforços do Governo do Estado são para alcançar o status de livre da aftosa sem a necessidade de vacina. Isso significa um valor agregado de pelo menos 15% aos produtos como a carne, leite e o queijo, além de incrementar todo o país no cenário econômico mundial”, disse, ao acrescentar que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo.

O preço da vacina varia de R$ 1,50 a R$ 2,20 a dose. Além de vacinar o rebanho, o pecuarista precisa declarar a imunização nos escritórios locais da Adaf e/ou Idam para a validação e controle do Estado.

Nova etapa inicia domingo em 21 municípios

No próximo domingo, 1 de maio, inicia a segunda etapa de vacinação contra a aftosa em 21 cidades amazonenses. A solenidade oficial de lançamento acontecerá em Manicoré (distante 456,8 quilômetros de Manaus, pela rodovia BR-319), com participação de agentes do governo, prefeitura municipal e pecuaristas. A campanha se estende até o final de maio com meta de vacinar mais de 670 mil animais.

Os municípios a serem atendidos nessa etapa são: Barcelos, Canutama, Carauari, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Novo Airão, Pauiní, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá, Apuí, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e Presidente Figueiredo.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

Prevenção à intolerância é tema de Mesa Redonda na Aleam

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Polícia apreende 20 kg de maconha do tipo skunk no bairro Glória

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Alessandra Campêlo articula reunião no Comando da PM para discutir promoções

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Universo infantil na música erudita está em ‘Canções de Ninar’, quarto espetáculo da série Recitais Ambev

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Empresas com IPVA em atraso são notificadas pela Sefaz

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Maués cria política inovadora para aumentar produção do guaraná

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Policiais militares de Boa Vista do Ramos detêm integrantes de bando criminoso

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Governador assina aviso de licitação para construção do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) de Tefé

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Ministério Público e Poder Judiciário incinera drogas apreendidas em Lábrea, AM

Jornal de Humaitá17 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: