Inicio

Fundação de Medicina Tropical debate estudos clínicos aplicados no SUS

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) promoverá, nos dias 5 e 6 de maio, o “Simpósio de Ética em Pesquisa e Bioética” voltado para profissionais que trabalham com assistência médica, Ensino e Pesquisa.

O evento será realizado no auditório Luiz Montenegro da FMT, que fica na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, e tem por objetivo estimular a formação em bioética e ética aplicada à pesquisa no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nos estudos clínicos e básicos, em especial sobre as doenças negligenciadas.

De acordo com a coordenadora do simpósio, Marilaine Martins, serão debatidas estratégias relacionadas à integridade científica e aos conflitos de interesses que permeiam a pesquisa no país. “Além disso, serão debatidas estratégias para garantir o acesso aos estudos clínicos no país e as possibilidades para uma maior participação nas políticas que afetam a pesquisa científica”, disse Martins.

Entre os palestrantes está o coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, o vice-diretor de Ensino e Pesquisa da FMT, Marcus Vinicius Lacerda, além da pesquisadora da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (FHemoam), Adriana Malheiro.

Serão abordados, ainda, aspetos sobre pesquisa em populações indígenas, vigilância epidemiológica, indenização e ressarcimento ao participante do estudo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da FMT-AM.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.