Amazonas

Pesquisador Diego Omar, lançará livro sobre questões da América Latina contemporânea

Pesquisador Diego Omar, lançará livro sobre questões da América Latina contemporânea
Geovanni

DIEGO-OMAR-DOUTORANDO-EM-HISToRIA-FOTOS-eRICO-XAVIER-15

FOTOS: DIVULGAÇÃO/FAPEAM

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o pesquisador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Diego Omar, lançará nesta sexta-feira (29), o livro “Questões da América Latina contemporânea: novos objetos, novas dimensões, novas temporalidade”. O evento ocorre às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.

A obra reúne uma coletânea de textos acadêmicos produzidos em universidades brasileiras e argentinas, em grupos de pesquisa sobre América Latina contemporânea e durante eventos (nacionais e internacionais) dedicados a estudos latino-americanos.

Com uma linguagem acessível ao público, o livro composto por 16 capítulos está divido em duas partes: a primeira intitulada “Histórias e Memórias do passado ditatorial e as violações dos Direitos Humanos”, que reúne trabalhos que abordam temas como as lutas sociais pela memória e os sentidos das experiências passadas na atualidade, as relações entre estados com governos ditatoriais no marco da Doutrina de Segurança Nacional e as diferentes dimensões da luta política contra a última ditadura militar argentina (1976-1983) tanto no interior do país quanto no exílio.

Já a segunda parte do livro – “Abordagens gerais sobre História do tempo presente e os processos sociopolíticos em curso” – trata de leituras mais amplas sobre projetos esboçados na América Latina, assim como de representações e atores sociais e intelectuais ainda presentes na esfera pública, onde as leituras do passado e os projetos de futuro do continente continuam sendo debatidos.

O livro conta com aporte financeiro no âmbito do Programa de Apoio a Publicação Científica (Biblos) da Fapeam que apoia a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas. De acordo com o pesquisador, a obra é uma forma de ler a América Latina contemporânea a partir de problemas que estão relacionados com a atualidade.

“Os autores do livro buscam enfrentar duas questões que é a de como correlacionar os processos de transição de justiça na América Latina, tendo em vista, as graves violações dos Direitos Humanos e de como é que a sociedade atual absorve o impacto de tantos anos sem democracia. Então, como é que essas democracias recentes têm impactado na cultura política latino americana. A segunda questão é pensar como é que existe hoje um processo de renovação dos principais temas e abordagens sobre a América Latina”, disse o pesquisador.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

PDT festeja 35 anos de história nesta quinta-feira

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Alessandra Campêlo e Maria do Teixeirinha unidas por Canutama

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Prevenção à intolerância é tema de Mesa Redonda na Aleam

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Polícia apreende 20 kg de maconha do tipo skunk no bairro Glória

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Alessandra Campêlo articula reunião no Comando da PM para discutir promoções

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Universo infantil na música erudita está em ‘Canções de Ninar’, quarto espetáculo da série Recitais Ambev

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Empresas com IPVA em atraso são notificadas pela Sefaz

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Maués cria política inovadora para aumentar produção do guaraná

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Policiais militares de Boa Vista do Ramos detêm integrantes de bando criminoso

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: