Manchete

Bi Garcia pede definição do Governo do Estado sobre repasse de verbas para Festival Folclórico de Parintins

Bi Garcia pede definição do Governo do Estado sobre repasse de verbas para Festival Folclórico de Parintins
Geovanni

O deputado estadual Bi Garcia (PSDB) pediu na manhã desta terça-feira (17), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), uma definição do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) referente ao repasse de verbas para os bois bumbás Garantido e Caprichoso realizarem o Festival Folclórico de Parintins de 2016.

Segundo o parlamentar, faltam menos de 40 dias para a realização da festa e está tentando junto ao governador José Melo (PROS) e o secretário de Cultura, Robério Braga, acelerar essa definição. “Está em cima da festa, estamos trabalhando para que ainda esta semana seja definida de quanto será a participação do governo no festival. Os bois já estão sendo preparados, também já estamos trabalhando para conseguir recursos no setor privado, como fizemos no ano passado, para que se continue a realizar esse que é maior festival folclórico do país”, comentou.

O deputado disse que já foram feitas quatro reuniões desde o início do ano, com o governador, secretário de Cultura e os presidentes do boi Caprichoso, Joilto Azêdo, e do Garantido, Adelson Albuquerque, mas até o momento não foi assinado nenhum contrato com o governo. Em 2014, foram repassados para cada boi R$ 2,5 milhões. No ano passado, por conta da crise, 20% dos recursos foram cortados.

Lucro na ilha

Bi Garcia ressaltou que o festival injeta cerca de R$ 60 milhões na economia do município, nos meses de maio e junho. “Além do dinheiro que é injetado na economia de Parintins, a festa também movimenta o turismo na cidade. Recebemos uma média de 26 navios para ver apresentações dos bois, fora de época, isso de outubro a março. E mais, os bois de Parintins fazem apresentações fora do Estado e do país e isso fortalece o turismo econômico do Amazonas. Sem contar que gera empregos e renda para a população local no período da festa”, explicou o parlamentar lembrando ainda que alguns artistas de Parintins estão contratados para organizar a abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

O parlamentar relatou ainda quais seriam os prejuízos caso a festa não fosse realizada. “Sem o festival, Parintins teria uma quebra enorme na economia, muitos artistas ficariam desempregados sem nenhuma perspectiva de arranjar emprego no período da festa. Fora isso, temos o setor hoteleiro, os profissionais que trabalham no transporte, ou seja, todos que estão envolvidos direta e indiretamente na festa seriam prejudicados”.

Durante o pronunciamento, Bi Garcia teve apoio de outros deputados da Casa Legislativa, como do deputado Bosco Saraiva (PSDB), presidente da Comissão de Cultura, que vem acompanhando também as reuniões com o governo.

Pauderney

Bi Garcia aproveitou o momento também para prestar solidariedade ao deputado federal, Pauderney Avelino (DEM) que foi agredido na última sexta-feira (13) quando desembarcou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. “É lamentável e covarde a atitude de militantes do PT e PCdoB que agrediram o deputado. É um ato contra a democracia, já que ele foi agredido por ter sido favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). É inaceitável. E como membro do PSDB nesta Casa fica aqui a minha solidariedade ao deputado”, finalizou.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria

Comentários

Comentários

Manchete

More in Manchete

PF desarticula grupo criminoso que desviou recursos das obras do Mané Garrincha

Jornal de Humaitá24 de maio de 2017

Cantor e vereador da Bahia ‘Igor Kannário’ diz que é mais autoridade que PM

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

José Ricardo cobra convocação dos aprovados do concurso da PM

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

4ª edição da Maratona de Lógica acontece dia 10/06 na Faculdade Fucapi

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Prevenção à intolerância é tema de Mesa Redonda na Aleam

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Trio é preso com 50 kg de droga em embarcação vinda de Tefé

Jornal de Humaitá21 de maio de 2017

PF deflagra operação contra fraudes no Imposto de Renda

Jornal de Humaitá20 de maio de 2017

Governo inicia reparos no prédio que abrigará migrantes venezuelanos

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Alessandra Campêlo articula reunião no Comando da PM para discutir promoções

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: