Amazonas

Circuito de Maratonas Aquáticas revela Elysa Oliveira e Leonardo Brasil como campeões absolutos

Circuito de Maratonas Aquáticas revela Elysa Oliveira e Leonardo Brasil como campeões absolutos
Geovanni

MANAUS - AM: 22/05/2016 - 1º Etapa do Circuito Norte/Nordeste de Maratonas Aquáticas - Troféu Waldir de Oliveira, com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). FOTOS: ANTONIO LIMA/SEJEL

1º Etapa do Circuito Norte/Nordeste de Maratonas Aquáticas – Troféu Waldir de Oliveira, com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). FOTOS: ANTONIO LIMA/SEJEL

Os amazonenses Elysa Oliveira e Leonardo Brasil reinaram absoluto na 1º Etapa do Circuito Norte/Nordeste de Maratonas Aquáticas – Troféu Waldir de Oliveira – na manhã deste domingo, dia 22, na praia da Ponta Negra, pela categoria principal. Com o percurso de 2,5 km, o evento contou com a participação de 50 atletas, e recebeu apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Disputando há três anos circuitos em águas abertas, esta foi a primeira vez que Elysa, 14,  participou do Troféu Waldir Oliveira e, de cara, dominou de ponta a ponta as duas voltas da prova, marcando 39min12seg. A jovem chegou com tranquilidade em relação à segunda e terceira colocadas, Luciana Kalvon e Siomara Viera, que fecharam a prova em 49min10seg e 51min20seg, respectivamente.

“Estou muito feliz, pois este resultado superou as minhas expectativas. É lógico que eu treino para me destacar, mas esta prova é bastante puxada e qualquer erro pode comprometer o resultado”, disse Elysa, que vem colecionando medalhas nos últimos dias. Isso porque, na sexta-feira e no sábado, 20 e 21, ela disputou a Copa Amazônia – Troféu Leônidas Marques, no Sesi,  e faturou ouro em todas as seis provas que encarou, sendo 200 e 400 medley, 400 e 200m costas e 400 e 800m livres.

Leo recupera e é ouro

No certame para quem ocuparia o lugar mais alto do pódio pela Absoluto Masculino, Leonardo Brasil mostrou fibra e após a primeira volta parelha com Caio Sakamoto e Vitor Gadelha, o nadador conseguiu ultrapassar seus adversários no meio da segunda volta e disparou rumo à chegada, cravando 34min07seg.

“Na segunda volta, bem no início, eu ainda tive que ajeitar o óculos, mas eu consegui recuperar, mantive meu psicológico, e consegui vencer”, contou Leonardo, que no final do ano pretende disputar a Travessia Almirante Tamandaré

Assim como Elysa, o jovem de 18 anos fechou o final de semana com chave de ouro, pois se deu bem na Copa Amazônica, ao conquistar a primeira colocação pelos 1.500m, 400m e 400m livres. “Eu estava bem cansado para fazer a Maratona hoje (domingo), pois participei e medalhei na Copa Amazônica, mas todo o esforço valeu a pena”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), Victor Façanha, mais conhecido como Botinho, os resultados de Elysa e Leonardo nas duas competições – Maratona e Copa os classificaram para Norte e Nordeste em Fortaleza, dia 29 de junho.

“Esses dois atletas são os dois novos fenômenos da natação amazonense e vem colhendo frutos da intensa dedicação nos últimos anos. Eles prometem se destacar ainda mais no decorrer deste e próximos anos e são nossas promessas na competição de Fortaleza”, considerou Botinho, que também é treinador da ‘dupla de ouro’, pela equipe La Salle.

Simplício no pódio

Outro que também mostrou força diante do imponente Rio Negro foi o nadador Simplício Campos, que competiu pela categoria Pessoas com Deficiência (PCDs). O paratleta completou a prova em 58min46seg, bem à frente do segundo colocado, Alexandre Batista, que terminou em 1h09min40seg.

“Gostei do meu tempo, era para esta marca que eu estava trabalhando e participo da prova também para divulgar a Maratona para as pessoas com deficiência, pois o número de participantes nesta categoria ainda é restrito e queremos mais competitividade para os próximos anos. Meu objetivo é mostrar que nós, PCDs, também podemos realizar a competição em águas abertas”, disse Simplício, que no dia 19 de junho vai conduzir a Tocha Olímpica, em Manaus e, antes, 04 de junho, disputa os Jogos Abertos de Fortaleza, que pode credenciá-lo para o Brasileiro 2016.

”O Brasileiro vai ser importantíssimo para mim, pois esta será a última prova do ano que classifica para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e eu ainda tenho esperança de representar meu País no maior evento esportivo do mundo”, declarou.

Resultado Absoluto Masculino

 

1- Leonardo Brasil- 34min07seg

2-Caio Sakamoto – 34min46seg

3 – Vitor Gadelha – 34min50seg

Resultado Absoluto Feminino

1-Elysa Oliveira -39min12seg

2-Luciana Kalvon – 49min10seg

3- Siomara Vieira- 51min20seg

 

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

PDT festeja 35 anos de história nesta quinta-feira

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Alessandra Campêlo e Maria do Teixeirinha unidas por Canutama

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Prevenção à intolerância é tema de Mesa Redonda na Aleam

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Polícia apreende 20 kg de maconha do tipo skunk no bairro Glória

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Alessandra Campêlo articula reunião no Comando da PM para discutir promoções

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Universo infantil na música erudita está em ‘Canções de Ninar’, quarto espetáculo da série Recitais Ambev

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Empresas com IPVA em atraso são notificadas pela Sefaz

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Maués cria política inovadora para aumentar produção do guaraná

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Policiais militares de Boa Vista do Ramos detêm integrantes de bando criminoso

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: