Cidades

Encosis 2016 oferece minicursos gratuitos nas áreas de Linguagem de Programação e Manutenção de Computadores

Encosis 2016 oferece minicursos gratuitos nas áreas de Linguagem de Programação e Manutenção de Computadores
Geovanni

encosis2016Faculdade Fucapi disponibiliza vagas gratuitas para dois minicursos nas áreas de ‘Linguagem de Programação Scratch’ e ‘Manutenção de Computadores’, no âmbito da 5ª edição do Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação (Encosis), que ocorre no período de 2 a 4 de junho, no campus educacional da instituição (Av. Danilo Areosa, 381 – Distrito Industrial).

“Os minicursos gratuitos foram escolhidos com o objetivo de oportunizar pessoas leigas na área de computação a terem o primeiro contato com a área. Para a escolha dos cursos gratuitos pesou o fato do país estar passando por uma crise e a área de informática parecer ser uma das que menos sofreu impacto”, explicou o professor e coordenador Geral do Encosis 2016, Sérgio Cleger.

Com a temática ‘Educação Tecnológica’, o evento, considerado tradicional no Norte do País, trará em sua agenda maratonas, palestras, oficinas e diversos minicursos, com a disponibilidade de 500 vagas para 19 minicursos.

“Neste ano, estamos ofertando minicursos nas áreas de Segurança da Informação, Hardware, Linguagens de Programação, Desenvolvimento de Jogos, Gestão de Projetos, Metodologias Ágeis, Tecnologias de Virtualização, Programação Web e Sistemas Operacionais”, disse Cleger.

A lista completa dos minicursos pode ser conferida no link: http://www.encosis.com.br/2016/#/minicursos

Cleger disse ainda que os cursos mais procurados sãos os da área de Segurança da Informação, Desenvolvimento de Jogos para Android, MVP e Angular JS, pois são cursos ministrados por profissionais com experiência no mercado e que são referências nas suas áreas de atuação. “Estes profissionais atuam no Encosis como voluntários e parceiros”, explicou o professor.

O Encosis tem apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), desde sua primeira edição. A SBC é uma associação científica, sem fins lucrativos, que reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuam em pesquisa científica, educação e desenvolvimento tecnológico na área genérica de Computação.

 

Como se inscrever?

A realização da inscrição permite a participação em todas as atividades que o evento oferece, levando em consideração a ordem de inscrição, e já podem ser feitas no site: http://www.encosis.com.br/inscricoes

Lista de atividades do Encosis 2016:

Submissão de artigos para publicação;

Inscrição nos minicursos;

Kit Encosis (se disponível);

Palestras, sessões e painéis;

Certificados de participação;

Participação nas competições;

Assistir as sessões técnicas, mostra de ferramentas e mesas redondas.

Coding Dojo – Treinamento de Programação

 Outra novidade do evento é o Coding Dojo, tradução ‘Local de treinamento de código’ ou ‘local de treinamento de programação’.  O intuito é despertar a colaboração mutua dos participantes. “Basicamente o Coding Dojo  tem como objetivo apresentar um desafio de programação para ser resolvido de maneira colaborativa por todos os participantes”, explicou o professor Cleger.

Mais informações sobre o que é um Coding Dojo podem ser conferidas em: http://www.encosis.com.br/dojo

O Coding Dojo será realizado no dia 4 de junho (Sábado), em paralelo com a Maratona de Programação.

Maratona de Programação

Outra atividade que merece destaque é a Maratona de Programação, no Encosis. O objetivo é despertar nos alunos a habilidade de resolver desafios em equipe e com certo grau de dificuldade.

“A maratona de programação pretende oportunizar e incentivar o treinamento de estudantes universitários quanto à sua capacidade para a resolução de problemas e trabalho em equipe, assim como o desenvolvimento de um programa computacional em tempo limitada”, frisou o professor Sérgio Cleger.

A inscrição para a maratona é aberta aos alunos de outras instituições de ensino e também para estudantes de graduação e ensino técnico. A equipe poderá ser composta por até quatro integrantes, sendo três titulares e um reserva.

Mais informações sobre a maratona e as equipes que ganharam o ano passado no link: http://www.encosis.com.br/maratona

Sobre o Encosis

O Encosis é um evento focado nas áreas da Computação e Sistemas de Informação a partir de uma visão profissional e acadêmica.

Realizado há cinco anos na Faculdade Fucapi, o evento reúne anualmente um grande público formado por estudantes de computação, professores, pesquisadores e profissionais da área, bem como representantes dos principais institutos tecnológicos, universidades e empresas do mercado do software e hardware regional. Apesar do foco inicial no alcance regional, desde a sua terceira edição o Encosistem contado com a presença de participantes de todo o país.

Em sua última edição, o Encosis obteve mais de 700 participantes inscritos para as diversas atividades realizadas nos 3 dias de evento, contando com participantes de toda a região norte e do restante do Brasil. Até sua quarta edição, o Encosis contou com o apoio daFundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e, em todas as edições, conta com o apoio da SBC.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Cidades

More in Cidades

Nova coleta sorológica será realizada em rebanho de 12 municípios no Amazonas

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
Foto: Chaguinha

Milhares comemoram aniversario de 148º anos de Humaitá (AM) com Antony & Gabriel

Jornal de Humaitá15 de maio de 2017

Amazonas se mobiliza para vacinar 900 mil pessoas

jornal de Humaitá14 de maio de 2017

Estudo que tem apoio da Fapeam utiliza resíduos de pirarucu na criação de ração para galinhas poedeiras

Jornal de Humaitá12 de maio de 2017

Seap e PM apreendem estoques e celulares durante revista no Ipat

Jornal de Humaitá11 de maio de 2017

Delegado de Autazes deflagra operação Interior Seguro e recaptura foragido da unidade policial

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Alunos são dispensados por falta de merenda em escolas de Humaitá-AM

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Delegação amazonense segue para Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso, em Belo Horizonte

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Prefeitura diz que “oposição não precisa plantar bananeira nas ruas de Lábrea-AM”

Jornal de Humaitá8 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: