Amazonas

Estudantes da rede estadual de Iranduba participam de oficinas de piscicultura

Estudantes da rede estadual de Iranduba participam de oficinas de piscicultura
Geovanni

oficinas de piscicultura1

FOTOS: EDUARDO CAVALCANTE/SEDUC

Nesta quarta-feira (4), um grupo formado por 45 estudantes de ensino médio matriculados na rede pública estadual de Iranduba esteve em Manaus participando, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam/Campus zona leste), de atividades e oficinas práticas desenvolvidas no segmento de Educação do Campo.

Matriculados na escola estadual Senador João Bosco de Lima, localizada em Iranduba, município localizado a 39,1 quilômetros de Manaus, os estudantes participaram de oficinas de piscicultura, suinocultura, permacultura (design de ambientes sustentáveis), meliponicultura (criação de abelhas) e processamento de alimentos.

As atividades fazem parte do projeto “Dia de Campo no Campus”, desenvolvido pelo Ifam e contando com o apoio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed). A atividade busca oportunizar aos estudantes um dia de práticas de base agroecológicas, coordenados por professores e técnicos especializados.

De acordo com a coordenadora de Educação e Desenvolvimento Rural do Ifam, Cristiane Lima, dentre as propostas da atividade está o incentivo aos alunos para que futuramente ingressem em cursos oferecidos no segmento. “Estamos desenvolvendo um trabalho que visa trazer alunos pertencentes a áreas rurais para vivenciar atividades práticas na área da produção agrícola. Além disso, com as oficinas que realizamos, buscamos incentivar os alunos a conhecerem os cursos técnicos e de ensino superior que o instituto oferece a fim de que futuramente possam ingressar nesse segmento”, afirmou Cristiane Lima.

Segundo o representante da Seduc e coordenador da Educação do Campo, Willas Dias Costa, a participação dos estudantes na atividade é primordial, pois estão inseridos no contexto rural e muitas de suas famílias já atuam no setor de produção agrícola. “A proposta é divulgar os cursos do instituto entre os alunos das áreas rurais através da troca de saberes, do diálogo e compartilhando experiências, de forma a incentivá-los a cursarem as áreas agrícolas e agropecuária. Essas ações podem inclusive contribuir para que eles venham a colaborar com a melhoria da qualidade de vida das populações do campo”, pontuou o Willas Dias.

Aprendizado que se multiplica

Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Ane Isabelly Fonseca Cintra, 16, que pretende cursar medicina veterinária, durante a atividade, foi possível aprimorar os conhecimentos que já tinha acerca da produção agrícola. “Futuramente, pretendo, futuramente, estudar medicina veterinária e essa atividade foi importante para aprimorar alguns conhecimentos que já possuo, como a piscicultura. Acredito que o conhecimento adquirido hoje aqui ajudará a minha jornada acadêmica”, explicou a estudante.

Também aluno do 3º ano da escola Senador João Bosco de Lima, Arieliton de Souza Marinho, 19, falou que toda a sua família já atua no setor de produção agrícola e as noções aprendidas durante a atividade servirão para transmitir aos seus familiares. “A partir dessa atividade, levarei para casa muitas noções sobre produção agrícola e será importante para toda a minha família, que já atua nesse segmento”, destacou o aluno.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

PDT festeja 35 anos de história nesta quinta-feira

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Alessandra Campêlo e Maria do Teixeirinha unidas por Canutama

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Prevenção à intolerância é tema de Mesa Redonda na Aleam

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Polícia apreende 20 kg de maconha do tipo skunk no bairro Glória

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Alessandra Campêlo articula reunião no Comando da PM para discutir promoções

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Universo infantil na música erudita está em ‘Canções de Ninar’, quarto espetáculo da série Recitais Ambev

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Empresas com IPVA em atraso são notificadas pela Sefaz

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Maués cria política inovadora para aumentar produção do guaraná

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Policiais militares de Boa Vista do Ramos detêm integrantes de bando criminoso

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: