Jornal de Humaitá

Estudantes participam de Circuito de Ciências no Inpa

Estudantes participam de Circuito de Ciências no Inpa
Geovanni

Para fortalecer junto aos jovens os preceitos de Educação Ambiental, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) oportunizou a um grupo de estudantes da rede pública a participação em atividades no Circuito da Ciência.

As atividades foram realizadas no Bosque da Ciência, localizado na Avenida André Araújo, nº 2936, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, reunindo 200 alunos das escolas estaduais Tereza Siqueira Tupinambá e Cleômenes do Carmo Chaves. Também participaram das programações estudantes das escolas municipais Ana Mota Braga e Villa Lobos.

O Circuito da Ciência é um projeto socioeducativo desenvolvido há 17 anos em Manaus. Nele, crianças e jovens de várias faixas etárias, matriculados em escolas da rede pública, têm contato com pesquisas científicas realizadas em âmbito regional. Um dos focos do projeto é a Educação Ambiental.

De acordo com o coordenador do Circuito da Ciência, Jorge Lobato, o projeto tem alcançado seus objetivos, propondo uma reflexão acerca das questões ambientais. “É uma ação de grande relevância que firma cada vez mais o nosso compromisso em levar conhecimento para a sociedade. Em 17 anos de atividades, o projeto já beneficiou mais de 60 mil estudantes, que têm a oportunidade de desenvolver um olhar crítico sobre essas questões ambientais quando entram em contato com essa realidade na prática”, afirmou o coordenador.

No Bosque da Ciência, as programações incluíram oficinas sobre invertebrados, insetos aquáticos, malária, dengue, leishmaniose, alimentação saudável e também sobre mamíferos aquáticos da Amazônia, em parceria com a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa).

Os estudantes, acompanhados por seus professores, tiveram acesso a oficinas de teatro, exposições sobre unidades de conservação, visitas guiadas ao complexo de mamíferos aquáticos, às trilhas interpretativas e a outras programações.

A ciência na prática

Acompanhando os estudantes durante as atividades do Circuito da Ciência, a professora da disciplina de Ciências da escola estadual Cleômenes do Carmo Chaves, Lucimara Pereira da Silva, destacou a importância de atividades como esta para reforçar o trabalho desenvolvido na escola. “Os estudantes tiveram a oportunidade de sair da sala de aula e vivenciar outra realidade, fazendo descobertas sobre o mundo científico. Esse também é um incentivo para que os jovens despertem a curiosidade sobre temas importantes que envolvem as questões ambientais”, explicou a professora.

Para o estudante do 1º ano do ensino médio da escola Cleômenes do Carmo Chaves, Gabriel Souza Lira, 14, participar das atividades foi uma experiência muito proveitosa. “A atividade foi muito importante para que nós possamos transmitir aos nossos colegas o conhecimento sobre ciência e meio ambiente”, afirmou Gabriel.

O gestor da escola, Cleômenes do Carmo Chaves, professor Roberto Araújo, comentou que atividades como esta, contribuem para a aprendizagem e reforçam a participação escolar dos estudantes.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Jornal de Humaitá

More in Jornal de Humaitá

PF desarticula grupo criminoso que desviou recursos das obras do Mané Garrincha

Jornal de Humaitá24 de maio de 2017

Cantor e vereador da Bahia ‘Igor Kannário’ diz que é mais autoridade que PM

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

José Ricardo cobra convocação dos aprovados do concurso da PM

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

4ª edição da Maratona de Lógica acontece dia 10/06 na Faculdade Fucapi

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Prevenção à intolerância é tema de Mesa Redonda na Aleam

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Trio é preso com 50 kg de droga em embarcação vinda de Tefé

Jornal de Humaitá21 de maio de 2017

PF deflagra operação contra fraudes no Imposto de Renda

Jornal de Humaitá20 de maio de 2017

Humaitá: Populares prestam socorro em acidente na Av. Transamazônica

Jornal de Humaitá19 de maio de 2017

Governador quer zerar filas de espera na Saúde do Amazonas em 90 dias

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: