Amazonas

Governo do Amazonas inaugura duas novas exposições durante Semana Nacional de Museus

Governo do Amazonas inaugura duas novas exposições durante Semana Nacional de Museus

museu amazonasEm comemoração ao Dia Internacional dos Museus (dia 18 de maio), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), presenteia a população com duas novas exposições durante a Semana Nacional de Museus. A primeira, “Paisagens Culturais: Manaus Histórica”, será inaugurada nesta terça-feira, 17 de maio, às 9h, no Museu de Numismática Bernardo Ramos, que funciona no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro, zona sul). A segunda, “Restaurar”, será inaugurada na quarta-feira, dia 18, às 13h, no andar térreo do Palacete Provincial.

 
A exposição “Paisagens Culturais: Manaus Histórica” reúne no Palacete Provincial o acervo do Museu de Numismática, Museu Tiradentes, Exposição de Arqueologia, Museu da Imagem e Som e Pinacoteca do Estado, e apresenta em uma única exposição obras de artes, fotografias antigas, cartões postais, peças arqueológicas e medalhas que fazem referência à Manaus Histórica. “É uma oportunidade para contemplar a beleza da cidade através da sua história e seu significado para o desenvolvimento do Amazonas”, explica a curadora Cléia Vianna.
 
Já a exposição “Restaurar” apresentará o resultado do trabalho do Ateliê de Restauro nos falsos Gobelins do Teatro Amazonas, na escultura de São Jorge de 1,42×0,80, no painel comemorativo de Da Silva para o evento do 40º aniversário da CLT, realizado na Delegacia Regional do Trabalho da 5ª Região, de 1983, além de fotografias do Bebedouro, monumento histórico recentemente restaurado e devolvido ao município Humaitá.
 
Os falsos Gobelins do Teatro Amazonas foram executados com o propósito de imitar a tapeçaria, arte de combinar fios de diversas cores com o intuito de imitar a pintura. Os mesmos consistem em painéis artísticos executados na técnica de pintura com têmpera a ovo sobre tecido lonado. As obras foram encomendadas ao artista italiano Domenico De Angelis em 1897 para compor o ambiente suntuoso do salão nobre, com o intuito de fazer alusão claramente à tapeçaria tradicional francesa Gobelin, esta criada no século 17. As peças do Teatro Amazonas, por serem confeccionadas na técnica da pintura e não em tear com lã ou seda, foram então chamados de falsos Gobelins.
 
“As duas exposições carregam um sentindo especial para a história do Amazonas. Temos o compromisso e a responsabilidade de resgatar e manter nossos acervos, na sua mais perfeita integridade, para que a população possa contemplar sua própria história. Com isso, nos sentimos honrados em devolver à sociedade mais um patrimônio do qual ela é proprietária”, comenta o secretário de Cultura, Robério Braga.
 
SERVIÇO
 
DATA: Dia 17 (terça-feira) de maio de 2016.
ASSUNTO: Inauguração da exposição “Paisagens Culturais: Manaus Histórica”.
LOCAL: Museu de Numismática Bernardo Ramos – Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro, zona sul).
HORÁRIO: Às 9h.
CONTATOS: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC): Aretha Lins (3631-1993 e 99199-9427) e Sarah Viegas (99228-9561).
OBSERVAÇÃO: O evento é gratuito.
 
DATA: Dia 18 (quarta-feira) de maio de 2016.
ASSUNTO: Inauguração da exposição “Restaurar”.
LOCAL: Andar térreo do Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro, zona sul).
HORÁRIO: Às 13h.
CONTATOS: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC): Aretha Lins (3631-1993 e 99199-9427) e Sarah Viegas (99228-9561).
OBSERVAÇÃO: O evento é gratuito.

 

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

Comandante do 4°BPM em Humaitá faz homenagens aos Policiais Militares da Reserva

Jornal de Humaitá20 de outubro de 2017

​Editora Leya Realiza evento em Manaus para debater Universos Literários

Jornal de Humaitá17 de outubro de 2017

Nova Aripuanã: Vereador é feito refém com a família e filho é ferido durante crime

Jornal de Humaitá14 de outubro de 2017

População obriga Piratas comerem lama após roubo

Jornal de Humaitá3 de outubro de 2017

Governador prestigia Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte e visita obras no município

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Vereador denuncia atraso no pagamento do Tratamento Fora do Domicílio

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Comissão da Aleam aponta ‘vilões’ do entrave turístico de Manicoré 

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Dermilson Chagas discute demanda para o município de Borba

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Governador entrega trecho de 15 quilômetros da Rodovia Manoel Urbano e libera passagem de nível na Avenida das Torres

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017
%d blogueiros gostam disto: