Cidades

Manaus: Com método ‘não-destrutivo’, Cigás inicia obras para levar o gás natural ao Vieiralves

Manaus: Com método ‘não-destrutivo’, Cigás inicia obras para levar o gás natural ao Vieiralves
Geovanni

Mapa do Projeto VieiralvesIniciaram nesta semana as obras de extensão da Rede de Distribuição de Gás Natural para atender empreendimentos industriais, comerciais e residenciais do Conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus. Com pesquisa de mercado realizada na região, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) já possui contrato para fornecimento do gás natural em edifício no bairro Adrianópolis, também na zona centro-sul, e deve começar a distribuição em 2017.

Com pouco mais de cinco anos de operação no Amazonas, a Companhia inicia os trabalhos para atender o varejo após consolidar o fornecimento aos segmentos termoelétrico – mais de 60% da energia distribuída em Manaus é gerada por uso do gás natural –, e industrial, com 34 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) em pleno consumo. No comércio, um shopping, dois hotéis e uma lavanderia já utilizam o gás. Seis postos em Manaus fornecem o Gás Natural Veicular (GNV).

O diretor técnico comercial da Cigás, Clovis Correia Junior, esclareceu que as distribuidoras, de maneira geral, primeiramente atendem aos grandes consumidores, podendo assim viabilizar a rede a novos negócios. “O preço do gás natural ao consumidor final está diretamente relacionado com o custo das obras de expansão da malha de dutos. Para que a tarifa seja competitiva, precisamos expandir a rede de forma estratégica”, explicou.

Técnicos da Cigás iniciaram, em janeiro, os serviços de levantamento topográfico e georadar para mapeamento e estudo de viabilidade da expansão de dutos. De acordo com o projeto, a nova rede será interligada à malha já existente na avenida Constantino Nery e passará pela rua Salvador, onde as obras foram iniciadas nessa segunda-feira, dia 16, nas avenidas Maceió, na rua Pará, e, ainda, as avenidas Djalma Batista e um trecho da Darcy Vargas.

Para as obras, que ocorrerão de domingo a quinta-feira, das 21h às 5h30, está previsto o uso do Método Não-Destrutivo, a partir do furo direcional. Sem necessidade de abertura de valas, o método ocorre a partir da perfuração do solo e implantação subterrânea do duto, o que reduz o impacto na pista e no próprio trânsito. “Entendemos que uma intervenção de sucesso é uma obra com o mínimo de transtorno possível e trabalharemos nesse sentido”, destacou o diretor.

Vantagens do gás natural

O gás natural residencial pode ser utilizado para cocção de alimentos, churrasqueiras, aquecimento de água, tanto na cozinha como no banheiro, até mesmo em piscinas. A vantagem do fornecimento contínuo, via duto, dispensa a necessidade de estoque ou acúmulo de combustível, o que possibilita o aproveitamento de mais espaços nas áreas comuns dos condomínios e, por ser mais leve que o ar, a dispersão do gás natural na atmosfera é mais rápida em caso de vazamento, reduzindo os riscos de acidentes.

Em empreendimentos comerciais, o gás natural também é uma alternativa econômica e prática de geração de energia, climatização, cocção, uso em caldeiras, fornos, estufas, dentre outros, com mais eficiência e segurança que os demais combustíveis.

Para mais informações sobre as obras de expansão da rede de distribuição ou sobre os benefícios do gás natural, entre em contato com a Cigás através do telefone 0800-723-3202, ou pelo [email protected]

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Cidades

More in Cidades

Nova coleta sorológica será realizada em rebanho de 12 municípios no Amazonas

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
Foto: Chaguinha

Milhares comemoram aniversario de 148º anos de Humaitá (AM) com Antony & Gabriel

Jornal de Humaitá15 de maio de 2017

Amazonas se mobiliza para vacinar 900 mil pessoas

jornal de Humaitá14 de maio de 2017

Estudo que tem apoio da Fapeam utiliza resíduos de pirarucu na criação de ração para galinhas poedeiras

Jornal de Humaitá12 de maio de 2017

Seap e PM apreendem estoques e celulares durante revista no Ipat

Jornal de Humaitá11 de maio de 2017

Delegado de Autazes deflagra operação Interior Seguro e recaptura foragido da unidade policial

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Alunos são dispensados por falta de merenda em escolas de Humaitá-AM

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Delegação amazonense segue para Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso, em Belo Horizonte

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Prefeitura diz que “oposição não precisa plantar bananeira nas ruas de Lábrea-AM”

Jornal de Humaitá8 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: