Inicio

Manaus: Governo e Prefeitura lançam campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Campanha foi lançada por meio de videoconforência transmitida para todo o Amazonas (2)Antecipando-se às atividades referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que acontece no dia 18 de maio, o Governo do Estado por intermédio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Prefeitura de Manaus, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed/Manaus) e da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) deram início nesta terça-feira, dia 17, à Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A campanha, realizada anualmente, busca sensibilizar a população quanto à importância de denunciar os crimes de abuso e exploração sexual cometidos contra crianças e adolescentes na capital e em todos os municípios do interior do Estado.

As programações deste ano foram iniciadas com a realização de uma videoconferência direcionada aos prefeitos, secretários municipais de assistência social, conselheiros tutelares, secretários de educação e servidores públicos estaduais e municipais em geral, para que, em seus diferentes campos de atuação, promovam ações de sensibilização e incentivo à campanha.

A videoconferência aconteceu no Centro de Mídias de Educação da Seduc, localizado no bairro Japiim 2, zona sul de Manaus e contou com a participação da secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Maria das Graças Prola; da subsecretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Mônica Santaella, da gerente de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar da Seduc, Adriana Boh e da coordenadora da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais da Semed, Eliana Hayden.

De acordo com a representante da Seduc, Adriana Boh, as programações da campanha serão realizadas durante toda a semana e nas escolas estaduais da capital e do interior, haverá uma extensa ação educativa para reforçar a importância dessa sensibilização. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento, livre do abuso e da exploração sexual. Esse é um trabalho diário que a Seduc, adepta desta campanha, realiza junto às escolas na capital e no interior e neste ano, estaremos promovendo uma ampla mobilização sobre a temática com os nossos estudantes”, afirmou Adriana Boh.

Programação – Dentre as programações da campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes deste ano, a Seduc, junto de outras instituições parceiras promoverá na próxima quinta-feira, dia 19, o “pedágio educativo”, que é uma mobilização que acontecerá nos semáforos e faixas de pedestres no encontro das avenidas Paraíba e André Araújo, em frente ao Fórum de Justiça Henoch Reis. A ação contará com panfletagem, exposição de faixas e a distribuição de materiais informativos aos motoristas e pedestres que transitarem pelo local.

No dia 20 de maio, acontecerá o encerramento das atividades, com apresentações culturais, exposições e palestras sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação será realizada na escola estadual Dom João de Souza Lima, na avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

18 de Maio – Instituído pela Lei Federal nº. 9.970/2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marca a luta contra a violência sexual infanto-juvenil e relembra o episódio ocorrido em 1973, no qual uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

 

Anúcios

Siga-me no Twitter

Social Counter

  • 3415 posts
  • 97 comments
  • 0 fans

Anúcios