Destaque

Manaus: SSP-AM estar em alerta máximo após fuga de 39 presos de alta periculosidade

Manaus: SSP-AM estar em alerta máximo após fuga de 39 presos de alta periculosidade
Geovanni

Polícia pede colaboração da população para recapturar foragidos.
Ao todo, 39 presos fugiram por túnel.

Na madrugada desta segunda-feira (2), por volta das 4h, o Centro de Detenção Provisório Manaus (CDPM), localizado no km 8 da rodovia BR-174, que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR), registrou a fuga de 39 internos. O grupo conseguiu obter fuga por um túnel cavado na cela 5 do pavilhão 5 da unidade. De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Pedro Florencio, será aberto um processo administrativo para apurar se houve facilitação dos agentes penitenciários. “Acreditamos que a estrutura tenha sido feita recentemente, pois o barro retirado ainda estava molhado. O túnel tem 11 metros, e o pavilhão 5 é o que fica mais próximo da muralha, cerca de 9 metros, o que facilitou a fuga dos internos”. 

Ele ressalta que esse é o sexto túnel encontrado em unidades neste ano, sendo os 5 primeiros descobertos antes de serem utilizados por qualquer preso do sistema prisional. No CDPM este é o primeiro túnel registrado. “Vale ressaltar que trabalhamos e conseguimos evitar outras fugas anteriormente. Já estamos repassando as informações de todos os fugitivos para o Sistema de Segurança Pública”.

Pedro Florencio acompanhou a contagem dos internos do pavilhão 5 junto com o secretário executivo adjunto, major Klinger Paiva e com o coordenador do sistema penitenciário, major Lima Júnior desde às 6h30 no CDPM. Equipes da Seap com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) fizeram ronda na unidade e nas redondezas em busca dos foragidos.

Entre os foragidos o secretário destaca como de maior periculosidade: Afonso Celso Caldas Júnior, Antônio Silva de Oliveira (vulgo “Pitbull), Bruno Lima de Oliveira, Francisco Rodrigues dos Santos (preso da Polícia Federal), Josimar Leite da Conceição, Magaile Ferreira Pereira, Nelson Gaviria Florez (vulgo “El Diablo”) e Patrick Pina Teixeira (vulgo “Pivete”).

PM monta operação especial

A Polícia Militar (PM) montou, nesta segunda-feira (2), uma operação especial para tentar fazer a captura de 39 presos que fugiram do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), localizado no km 8 da BR-174, que liga a capital amazonense e Boa Vista. Segundo o comandante-geral da corporação, James Frota, a ação ocorre na Região Metropolitana de Manaus.

De acordo com Frota, cerca de 60 policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) e do 1º Batalhão de Choque estão realizando as buscas em áreas estratégicas. “Nós temos uma determinação em Presidente Figueiredo, estamos na Avenida Torquato Tapajós e na BR-174 abordando sítios” .

Ainda de acordo com o comandante, a operação está em curso desde às 15h desta segunda-feira. “Se eles fugiram e correram para a floresta estão naquele quadrilátero VF1 atrás da penitenciária, na BR-174 ou AM-010. Eles podem fugir também tomando um carro de assalto, ônibus, pegando alguém nessas áreas”, informou Frota.

Fuga
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), os detentos escaparam por um túnel de cerca de 11 metros de extensão e 50 centímetro de diâmetro.

A fuga ocorreu pela madrugada e começo da manhã. Objetos como baldes, cordas e estoques – armas artesanais, além de ventiladores utilizados para cavar o túnel foram apreendidos após a fuga.

A unidade prisional abriga presos provisórios e já tinha registrado tentativa de fuga neste ano. Os presos foragidos já foram identificados e tiveram suas fotos e nomes divulgados pela secretaria.

Nomes e fotos
Os presos foragidos foram identificados como Afonso Celso Caldas Júnior, Alexandre Júnior da Silva, Antônio Silva de Oliveira “Pitbull”, Arlisson Andrade da Silva, Bruno Almeida Colares, Bruno Coelho Costa, Danilo Oliveira Duarte, Denis Carlos Franco, Deurilei Silva dos Santos, Edson Mauro da Silva, Felipe Rodrigues Simões, Francisco Rodrigues dos Santos, Gesse Campos Souza, Gleuson Bernardo Ladislau, Jefferson Medeiros dos Santos, Jhemerson Barroso do Nascimento, Jhonatan Paiva da Costa, Josimar Leite da Conceição, Keylison Araújo Cunha, Magaile Ferreira Pereira , Marcelo Augusto de Freiras Cabral Santos, Marcelo Frederico Laborda Júnior, Márcio Souza Alves, Marildo Batista Vieira Júnior, Murilo Henrique Guimarães de Carvalho, Nelson Gaviria Florez “El Diablo”, Oziel Souza Carlos, Patrick Pina Teixeira “Pivete”, Rick Eric da Silva Lobato, Rodrigo Queiroz Muniz, Ronaldo César da Silva Lobato, Sandro Pereira Torres, Thiago Alves Abrantes, Tom Santos da Paz, Wallace Ferreira Jinkings, Walter de Braga Brasão e Wanderson Fabrício da Silva.

As imagens de  Denis Carlos Franco e Wanderson Fabrício da Silva não foram divulgadas.

A população pode contribuir nas buscas pelos foragidos, denunciando suspeitos através do Disque 181 e para o “fale conosco” do site da SSP.

Comentários

Comentários

Destaque

More in Destaque

PF desarticula grupo criminoso que desviou recursos das obras do Mané Garrincha

Jornal de Humaitá24 de maio de 2017

Polícia apreende 20 kg de maconha do tipo skunk no bairro Glória

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Alessandra Campêlo articula reunião no Comando da PM para discutir promoções

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Deputado Cabo Maciel quer rever portaria que deixa policiais militares desarmados

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Seduc fará encontro com a temática: Estratégias de Educação Alimentar e nutricional para professores de Ensino Fundamental 1

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

SEDUC realiza o 4º aulão do Amazonas no Enem sem Fronteiras acontece neste sábado, 20

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Esporte tem programação especial no aniversário de 148 anos de Humaitá; confira

Jornal de Humaitá15 de maio de 2017

Amazonas se mobiliza para vacinar 900 mil pessoas

jornal de Humaitá14 de maio de 2017

Ex-prefeito de Humaitá ‘Dedei Lobo’ é o novo secretário de Estado de Produção Rural do AM

jornal de Humaitá13 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: