Cultura

Alunos da UEA participarão do 34º Festival de Dança Joinville

Alunos da UEA participarão do 34º Festival de Dança Joinville
Geovanni

Destaque AfroAcadêmicos do curso de Dança da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), participarão do 34º Festival de Dança Joinville, considerado o maior festival da dança do mundo. O evento será realizado de 20 a 30 de julho, no Centreventos Cau Hansen e em palcos abertos pela cidade de Joinville (SC). Os acadêmicos fazem parte do grupo de dança amazonense “The Fusion Norte Company”, “Backstage Cia. de Dança”, “Expressão e Vida” e “Klinger Trindade Official”.

A bailarina Bianca Marques Araújo e os bailarinos Denis Carvalho Duarte, Leandro Andrade e Heloísa Judite fazem parte do elenco da coreografia “Fantástica Amazônia, dos povos, das penas, do sangue indígena, que singra em nós”. A coreografia passou pelo crivo da curadoria do Festival de Dança de Joinville. O grupo se apresenta em Palcos Abertos espalhados pela cidade.

O professor técnico, diretor e também acadêmico de Dança da UEA, André Durand, explica como foi feita a montagem do espetáculo, que competirá também no palco principal em Joinville. “A coreografia retrata as transições de tudo o que se refere às lendas, folclore e ritos. O elenco em cena retrata a linguagem estilizada, com movimentação criativa em retas diagonais e círculos, o que simboliza as danças folclóricas e ritualísticas”, disse.

O aluno de Dança Denis Carvalho Duarte tem motivo em dobro para comemorar. O estudante, que participará pela terceira vez do Festival, foi um dos aprovados na coreografia de Danças Urbanas, juntamente com Lucas Nogueira. A dupla vai concorrer na categoria “Duo Sênior”, no Festival. Os dois apresentarão uma coreografia cômica na versão inspirada no desenho “O Máskara”. “Fiquei muito feliz por saber que o trabalho tinha sido aprovado do Festival e poderei representar o Norte do Brasil”, disse. 

O calouro do curso do curso de Dança da UEA também destacou que representar a instituição é uma grande possibilidade de fortalecer as ações da dança no Norte do País. “Como sou calouro é uma gratificação representar a UEA em Joinville, onde também encontrarei universitários de outros estados do Brasil que fazem as suas pesquisas no Festival”, salientou Denis Carvalho.

Festival de Dança Joinville

Na 34º edição, o Festival de Dança Joinville é um evento consolidado pela tradição, profissionalismo e pluralidade dos participantes. Foi criado em 1983, pelo professor de balé Carlos Tafur e a artista plástica Albertina Tuma.

Em torno de 4.500 bailarinos participam do festival anualmente, fazendo do evento o maior do mundo em números de participantes, segundo o livro Guinness dos Recordes. Cada edição conta com várias atrações, como a Mostra de Dança Contemporânea (não competitiva), o Festival Meia Ponta (para crianças), a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.

Grupos de dança

Os alunos da UEA fazem parte do grupo de dança amazonense “The Fusion Norte Company”, “Backstage Cia. de Dança”, “Expressão e Vida” e “Klinger Trindade Official”. Fernanda Karine Vaz Viana apresentará a coreografia de Jazz e Hip Hop, assim como Gabriela Bessa e Lígia Beatriz Lima Cavalcante. Klinger Trindade fará um solo de danças urbanas, enquanto Kevin Monteiro Alvez um solo de Jazz.

 

Fora dos palcos, as professoras Jeanne Chaves de Abreu e Monica Seffair apresentarão um artigo no seminário de dança do festival. Elas vão desenvolver o tema “Danças e lendas amazônicas no contexto escolar”.

FOTOS: KLAUSON DUTRA

Comentários

Comentários

Cultura

More in Cultura

Obras de Auxiliadora Zuazo são reunidas em mostra no Sumaúma Park Shopping

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Festa do dia das mães reúne milhares de pessoas em Lábrea

Jornal de Humaitá16 de maio de 2017

Humaitá (AM) promove audiência para debater turismo

Jornal de Humaitá16 de maio de 2017

Dia das Mães

jornal de Humaitá14 de maio de 2017

Concurso Nacional Novos Poetas. Prêmio Sarau Brasil 2017.

Jornal de Humaitá6 de maio de 2017

Festival Amazonas de Ópera celebra 20 anos em Manaus

Jornal de Humaitá3 de maio de 2017

Planeta Boi Manaus II tem Tony Medeiros, David Assayag e DJ Mau Mau

Jornal de Humaitá3 de maio de 2017

SSP-AM ativa Centro Integrado de Comando e Controle em Presidente Figueiredo

Jornal de Humaitá30 de abril de 2017

Copa Norte e Nordeste de Futebol de Mesa é neste final de semana com 60 botonistas na Arena da Amazônia

Jornal de Humaitá29 de abril de 2017
%d blogueiros gostam disto: