Amazonas

Dom Santiago é empossado solenemente como Bispo da Prelazia de Lábrea

Dom Santiago é empossado solenemente como Bispo da Prelazia de Lábrea

Dom Santiago é empossado solenemente como Bispo da Prelazia de Lábrea

IMG_2918

No domingo (19), às 18h30min o bispo emérito de Lábrea (AM) Dom Jesus Moraza, empossou solenemente como bispo da Prelazia de Lábrea o agostiniano Dom Santiago Sánchez na quadra esportiva da Escola Santa Rita em Lábrea. Dom Santiago é o quarto bispo a ser empossado na missão de pastor desta Igreja Particular.

IMG_2942

No domingo (19) aconteceu na quadra da Escola Santa Rita a solenidade de posse canônica de Dom Santiago Sánchez Sebastian como quarto bispo da Prelazia de Lábrea. Com o coração em festa e transbordando de alegria, o povo de Pauini, Lábrea, Canutama e Tapauá lotaram o local da celebração para manifestar o carinho com que acolhe o seu novo pastor.
Dom Santiago chegou à Lábrea na última segunda-feira (13) em que pôde sentir o carinho do povo labrense que o acolheu com entusiasmo e alegria no aeroporto municipal e desde então tem buscado inserir-se na realidade do seu pastoreio e de seu povo conversando com algumas pessoas das comunidades e visitando alguns projetos e trabalhos da prelazia.

Tríduo de oração em preparação à posse
A celebração de posse foi preparada espiritualmente por um tríduo de oração que aconteceu na Catedral Nossa Senhora de Nazaré e contou com participação da comunidade e clero local; dos bispos Dom Jesus Moraza e Dom Bruno Pedron bispo da Diocese de Ji-Paraná (RO) e presidente do Regional Noroeste da CNBB, assim como dos padres das diversas dioceses que vieram prestigiar este momento celebrativo no qual rezamos pela vida e missão de nosso pastor.

Reunião do Conselho Pastoral da Prelazia
Em meio a este clima de festa e novidades Dom Santiago esteve reunido pela primeira vez com o Conselho Pastoral da Prelazia o qual ele presidirá, que contou ainda com a participação dos presbíteros administradores de cada paróquia no qual pôde conhecer, ouvir e ter um primeiro contato com os membros ativos do mesmo.
O coordenador de pastoral Orly Coco presidiu esta primeira reunião que tinha o objetivo de estreitar os laços entre os membros e o novo pastor apresentando a organização pastoral da Prelazia por comissões, sendo: Comissão para a Ação Missionária; Comissão para a Animação Bíblico Catequética; Comissão para a Liturgia; Comissão para a Caridade, Justiça e Paz e Cuidado com a Criação; Comissão para a Vida e Família; comissão para a Juventude e Serviço de Animação Vocacional, Comissão para a Comunicação e Comissão para o Laicato. Durante a reunião também foi apresentado o Plano Pastoral da Prelazia com suas prioridades.

Solenidade de Posse
A comunidade paroquial de Lábrea preparou com dedicação e esmero a cerimônia e às 18h a quadra da Escola Santa Rita já estava lotada de fiéis preparando-se com cantos de animação e acolhida para receber o novo bispo. Pauini, Canutama, Tapauá e Lábrea trouxeram faixas de boas-vindas e agradecimentos.

IMG_2905
A grandiosa celebração contou com a presença do bispo emérito de Lábrea Dom Jesus Moraza; do bispo de Ji-Paraná (RO) Dom Bruno Pedron; dos padres da prelazia: Fr. José Garcia, Fr. Jesus Cortés, Fr. Joseph Shonibare, Fr. Artenildo Alves, Fr. Antônio Aguado, Fr. Edgar Omar, Fr. Efrain Cervantes, Pe. Antônio Batista, Pe. José Lauro Gonçalves, Pe. Henrique Giera e o diácono Fr. Geraldo Inácio; os freis Manoel Silva e Rener González vindo de Manaus da Paróquia Santa Rita de Cássia; do Pe. Ivo Ferreira representando o bispo de Vitória (ES) Dom Luíz Vilela; do Pe. Antônio Fontinele representando o bispo de Porto Velho (RO) Dom Roque Paloschi; do Pe. José Nilson representando o bispo de Ponta Grossa (PR) Dom Sérgio Arthur; do Pe. Vanildo Pereira assessor jurídico do CIMI no Regional Norte 1; e Pe. Vanderlan Gomes natural de Lábrea, vindo de Brasília da Diocese de Luziânia.
Às 18h15min Dom Santiago deixou a residência episcopal rumo à Catedral Nossa Senhora de Nazaré acompanhado da comitiva composta por Dom Jesus Moraza, Dom Bruno Pedron, padres e diácono aonde foi acolhido pelo vigário geral, Frei José Garcia Corcuera que entregou ao bispo eleito a cruz, símbolo que encerra toda a realidade de nossa salvação. Dom Santiago beijou a cruz expressando com este gesto que seu pastoreio terá sempre como referência a Cruz de Cristo. Em seguida foi lhe entregue a água, que nos torna presente o compromisso do batismo e da vida nova em Cristo, o qual aspergiu sobre e si e os demais presentes.
O bispo foi convidado a dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento para a adoração, contemplação e oração pessoal diante da presença real do Senhor Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar. Logo após saiu em procissão junto aos demais bispos, padres e diácono, ministros extraordinários da eucaristia, coroinhas e leitores rumo à quadra Santa Rita onde a assembleia acolheu com uma calorosa salva de palmas.
A celebração teve início com a presidência do bispo emérito Dom Jesus Moraza, o qual acolheu a Dom Santiago com muito carinho e também acolheu e apresentou todos os presbíteros presentes, as comunidades religiosas de vida consagrada atuantes na prelazia, sendo: Irmãs Agostinianas Recoletas, Irmãs Oblatas da Assunção, Irmãs Josefinas e Irmãos Maristas; assim como as Leigas Consagradas da Comunidade Católica Missão Resgate. Enfatizou ainda a presença de Rosângela da Comunidade Católica Epifania da Igreja Irmã de Vitória e trouxe presente a pessoa do Pe. Eder Assunção missionário da Prelazia servindo na Somália, no continente Africano.

IMG_2806
Seguiu-se o rito de posse com a leitura, por Frei José Garcia do Decreto de Sua Santidade o Papa Francisco, pelo qual nomeou Dom Santiago Sánchez bispo da Prelazia de Lábrea. Logo após Dom Jesus entregou o Báculo ao novo bispo, sinal de Cristo Bom Pastor que simboliza a missão de conduzir o rebanho a ele confiado, e o conduziu à Cátedra, a cadeira principal do Bispo lugar de onde exerce seu ministério, de modo especial o múnus do ensino, exorta e admoesta os fiéis a viver a verdade e o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Empossado e sentado em sua Cátedra, Dom Santiago ouviu às saudações proferidas por Dom Bruno e por padre Antônio Batista, coordenador paroquial de São João Batista de Canutama, representante do clero da Prelazia. Após recebeu os cumprimentos e saudações de Dom Jesus e de todos os sacerdotes, religiosos/as e Leigas Consagradas presentes, do coordenador de pastoral, de autoridades civis de Lábrea e representantes dos leigos de cada paróquia da Prelazia, dos povos indígenas e das comunidades ribeirinhas.
Em sua homilia Dom Santiago falou de missão, do seu chamado e desafios da missão e finalizou desejando atender as expectativas de seu povo. Chamou atenção sua simpatia, simplicidade e humildade que sem dúvida já cativou esta Igreja Particular.
Ao término da celebração o Padre José Lauro Gonçalves fez a leitura da ata de posse do quarto bispo da Prelazia de Lábrea, bem como do seu primeiro decreto. Em seguida representantes das Paróquias e das comunidades ribeirinhas, juntamente com o Conselho Indigenista Missionário e o comandante da Polícia Militar entregaram presentes a Dom Santiago como gesto de acolhida, e o indígena Marcílio proferiu mensagem acolhedora em nome dos povos indígenas.

IMG_3202
Dom Jesus também foi homenageado por seus 22 anos de pastoreio e recebeu presentes das paróquias e os agradecimentos de Fr. Antônio Aguado coordenador paroquial de Santa Rita de Cássia, de Tapauá em nome de todo o povo da Prelazia.
O bispo emérito ofereceu ainda ao novo bispo um bolo comemorativo por sua posse e após a bênção final todos puderam se confraternizar com um lanche delicioso que foi servido para todos.

Texto: Marcelo Viana – Coordenador do COMIPA/LÁBREA
Fotos: José Rodrigues

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

Comandante do 4°BPM em Humaitá faz homenagens aos Policiais Militares da Reserva

Jornal de Humaitá20 de outubro de 2017

​Editora Leya Realiza evento em Manaus para debater Universos Literários

Jornal de Humaitá17 de outubro de 2017

Nova Aripuanã: Vereador é feito refém com a família e filho é ferido durante crime

Jornal de Humaitá14 de outubro de 2017

População obriga Piratas comerem lama após roubo

Jornal de Humaitá3 de outubro de 2017

Governador prestigia Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte e visita obras no município

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Vereador denuncia atraso no pagamento do Tratamento Fora do Domicílio

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Comissão da Aleam aponta ‘vilões’ do entrave turístico de Manicoré 

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Dermilson Chagas discute demanda para o município de Borba

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Governador entrega trecho de 15 quilômetros da Rodovia Manoel Urbano e libera passagem de nível na Avenida das Torres

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017
%d blogueiros gostam disto: