Inicio

Sejusc reativa Posto Avançado de Atendimento ao Migrante de Itacoatiara

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), reativou na tarde da última segunda-feira, 27 de junho, no município Itacoatiara (distante 267 quilômetros em linha reta de Manaus), o Posto Avançado de Atendimento ao Migrante.

O posto vai funcionar em parceria com a prefeitura de Manacapuru e Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Humana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no terminal hidroviário da cidade. Além de garantir o acesso à cidadania dos migrantes que chegam a Itacoatiara, no local poderão ser feitas denúncias sobre tráfico de pessoas e o início do atendimento das vítimas desse crime, caso seja necessário.

“É mais um posto que estava parado, a exemplo do de Manacapuru, que foi reinaugurado semana passada e que funcionará nos mesmos moldes com atendimentos específicos, informações sobre o crime de tráfico humano e sobre os direitos dos migrantes”, explicou a secretária da Sejusc, Graça Prola.

O posto já inicia as atividades na próxima quarta-feira, 29 de junho, logo após a capacitação dos técnicos que vão atuar no local. “Serão dois dias de palestras e debates sobre o tema para que os funcionários possam atender com qualidade a população”, aponta o coordenador do Centro Estadual de Referência em Direitos Humanos, Cristiano Chíxaro.