Inicio

1ª Copa Bianca Maia de Ginástica Rítmica é nesta sexta e sábado, dias 8 e 9 de julho, com participação confirmada de 50 atletas

Toda a graciosidade, técnica e delicadeza das ginastas locais estarão sendo testadas nesta sexta-feira e sábado, dias 8 e 9, durante a 1ª Copa Bianca Maia de Ginástica Rítmica, que acontecerá no Centro de Ginástica do Amazonas que leva o nome da ex-atleta e fica localizado dentro da Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste. No primeiro dia, o evento inicia às 15h e no segundo às 9h, com intervalo às 12h30, retornando às 15h. A competição é organizada pela Federação Amazonense de Ginástica (FAG), com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

No total, 50 ginastas participarão da primeira competição que faz homenagem à atleta que conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011. A disputa será pelas categorias pré-infantil, infantil, juvenil, adulto e iniciantes. De Manaus, participam o Centro Esportivo e Cultural do Amazonas (Cecan), a Associação Desportiva, Cultural e Eventos (Adamce) e o Adalberto Valle.

“É a primeira vez que uma competição vai abrir uma categoria especial de iniciantes, nível 1, 2 e 3, para ginastas treinadas por entidades independentes de dança e esporte, escolas públicas, particulares, clubes e associações de bairros. A inciativa veio após constatarmos que tem muitas crianças que praticam a modalidade, porém ainda não são federadas”, explicou a organizadora do evento, Sâmia Maia, confirmando ainda quatro ginastas de Rondônia para a competição.

Ainda segundo Sâmia, a Copa será nos mesmos moldes das competições europeias, com o intuito de valorizar e estimular as ginastas. Prova disso é a premiação, que além de medalhas e troféus, também vai agraciar as vencedoras com materiais (bola, fita, etc) da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

“A Copa Bianca Maia vem para solidificar o calendário da federação amazonense e apresentar um estilo de evento que enalteça principalmente as nossas ginastas locais. A ornamentação, as apresentações, as roupas, os materiais, tudo está sendo muito trabalhado e elaborado para que o melhor possa ser apresentado. Nosso objetivo, desta forma, é que esta competição possa, daqui alguns anos, ser até referência internacional, ainda mais com o uso de um dos melhores centros de treinamento do País”, considerou.

Para a competição, está ainda prevista a presença da ex-ginasta Bianca Maia Mendonça e da árbitra Ester Braga.

O Centro de Ginástica do Amazonas Bianca Maia Mendonça foi inaugurado pelo Governo do Amazonas no dia 24 do mês passado, com a presença do governador José Melo e do secretário da Sejel, Fabrício Lima.

Equipe forte
Uma das fortes concorrentes da 1ª Copa Bianca Maia de Ginástica Rítmica é a Adalbeto Valle, que se deu muito bem no Campeonato Brasileiro, realizado em Manaus no final de junho, conquistando a classificação para o Sul-Americano de Ginástica de 2016, em outubro.

“O Adalberto Valle segue para a Copa Bianca Maia com 22 meninas, todas classificadas para o Sul-Americano e estamos treinando para que nosso desempenho possa ser tão satisfatório quanto no Brasileiro. Iremos participar em todas as categorias”, revelou a técnica da equipe, Fabrícia Viana.

*Na sexta-feira, a abertura oficial da I Copa Bianca Maia de Ginástica Rítmica será às 18h, mas as competições começam a rolar a partir das 15h.

FOTOS: ANTONIO LIMA/SEJEL e MAURO NETO/SEJEL

 

Anúcios

Siga-me no Twitter

Social Counter

  • 3422 posts
  • 97 comments
  • 0 fans

Anúcios