Inicio

Abertura do JEAs, na Arena Amadeu Teixeira, é amanhã e terá o tradicional acendimento da Pira Olímpica

untitledFaltam poucas horas para o início da fase final da maior competição escolar do Estado, os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). A cerimônia de abertura é nesta quarta-feira, dia 20 de julho, na Arena Amadeu Teixeira, em Flores, às 10h. No período da tarde, a partir das 13h, as competições tem início com a disputa do Futsal, também na Amadeu Teixeira (segue tabela em anexo). O evento, que segue até 30 de julho, é uma realização do Governo do Amazonas.

As seletivas para o JEAs 2016 iniciaram dia 23 de maio e envolveram 61 municípios do Amazonas, além de 35 colégios particulares e um total de 280 escolas estaduais, municipais e instituições federais da Capital. Movimentando, assim, uma média de 100 mil estudantes-atletas. Deste total, apenas quatro mil pessoas foram selecionadas para a tão aguardada final em Manaus.

Ao todo, estarão em disputa 16 modalidades pelo torneio interescolar, sendo Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Quadra, Vôlei de Praia, Xadrez, Jiu-Jítsu e Futebol, essas dois últimos esportes são inéditos na competição. As categorias disponíveis são infantil (de 9 a 11 anos) e juvenil (de 15 a 17).

“O JEAs é a maior competição escolar do Amazonas e os atletas disputam as seletivas no decorrer do primeiro semestre de 2016. Este ano temos a novidade do Jiu-Jítsu e do Futebol, pois são duas modalidades bastante praticadas no nosso Estado e, por isso, foram implementadas. Os Jogos são responsáveis por revelar novos talentos e consolidar os antigos”, considerou a coordenadora dos  Jogos, Lilian Valente.

Os campeões do JEAs da categoria Infantil disputam os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na cidade de João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 20 a 29 de setembro. Já os vencedores da categoria Juvenil disputarão a mesma edição do torneio em novembro, na mesma Capital, de 10 a 19 de novembro.