Inicio

Amazonas concentra 4% dos casos de tuberculose do Brasil

seminario-tuberculose-foto-jucara-menezes (11)

Foto: Divulgação

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (DEVIT/SVS/MS) informa que o estado do Amazonas é responsável por 4% dos casos de tuberculose do Brasil, sendo a 8ª Unidade Federada em concentração de casos do país. O Amazonas registra, em média, oito casos de tuberculose por dia, sendo o 8º Estado do país em concentração de casos, com 4% dos casos. Os números alarmantes foram apresentados durante I Seminário sobre Ações e Controle da doença, realizado neste sábado (2), na Pastoral da Saúde (Centro de Manaus).

O evento teve como objetivo conhecer as ações existentes e esclarecer dúvidas acerca dos desafios para o controle da tuberculose. Presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/AIDS e Tuberculose, o deputado estadual Luiz Castro (Rede) avaliou que o evento foi propício uma excelente iniciativa para futuras políticas públicas.

“A tuberculose vem silenciosamente crescendo devido às baixas condições de alimentação e higiene. Precisamos combater a doença aproveitando os bons exemplos que o Amazonas já conseguiu, como no caso da Hanseníase”, assinalou Luiz Castro.

O deputado parabenizou o trabalho da Pastoral da Saúde, preocupada com o tema, e salientou que a Frente deve ser oficializada antes do recesso parlamentar, em 15 de julho.

Solidariedade

O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Don Sérgio Castriani, afirmou que é preciso solidariedade e compromisso em relação à doença. “Lembro-me que, na infância, uma família ficou marcada negativamente porque tinha um membro com tuberculose. Esse tipo de atitude não pode mais acontecer. Precisamos conhecer o inimigo para então vencê-lo e este é um dos objetivos deste I Seminário”, afirmou.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Atualizado 13:30 – 15/07/2016

 

Anúcios

Siga-me no Twitter

Social Counter

  • 3415 posts
  • 97 comments
  • 0 fans

Anúcios