Brasil

Copa Norte-Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas consagra equipe de Alagoas e revela os três times classificados para a 3ª Divisão 2017

Copa Norte-Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas consagra equipe de Alagoas e revela os três times classificados para a 3ª Divisão 2017

Após quatro dias de muitas disputas, a Copa Norte-Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas chegou ao fim na manhã deste domingo, dia 31, na Arena Amadeu Teixeira, e consagrou a equipe de Alagoas, Adefima, como a grande campeã. O evento foi uma realização da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC), em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa) e recebeu apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).

Para chegar ao título, a Adefima fez realmente uma campanha de ouro e conquistou a Copa invicta, passando por Vida Ativa (44 a 27), a ADM-PE (61 a 16), a ADM-CE (43 a 25) e a Adefa (51 a 16), este último jogo na manhã deste domingo.

“A gente vem trabalhando bastante e, ao que tudo indica, estamos no caminho certo. A Copa foi uma conquista muito suada, pois tecnicamente todos os times estavam bem preparados e tivemos que focar bastante. O Alagoas é um time que tem apenas um ano e meio de formação e agora é se esforçar para a gente honrar esta conquista da terceira divisão”, disse o técnico do Alagoas, Pablo Ventini, natural do Uruguai. O dirigente ainda comemorou o título do cestinha da competição, que foi para o atleta Carlos Nascimento, da Adefima (AL), com 94 pontos.

A segunda colocação da competição ficou com a Vida Ativa, de Roraima, que venceu a ADM-PE (32 a 19) e a ADM-CE (34 a 32) e perdeu para a Adefima e a Adefa (44 a 35). O terceiro lugar na competição foi para os pernambucanos da ADM-PE, que foram melhor em quadra em cima da ADM-CE (54 a 48) e a Adefa (27 a 21), perdendo para a Vida Ativa e a Adefima.

Com o resultado, os três primeiros lugares já estão classificados para o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 3ª Divisão 2017, que acontece no segundo semestre do ano que vem.

“Esta competição foi muito gratificante. Esta terra é quente, mas o calor humano é mais e nos sentimos muito acolhidos. O que considero mais importante na Copa foi que todas as equipes mostraram evolução e vamos retornar a Manaus, em breve, com muitas novidades”, considerou a presidente da Confederação, Naíse Pedrosa, que ainda anunciou três atletas que foram avaliados na Copa e devem compor a seleção sub-23 e sub-21, que disputarão a Copa América e Parapan-Americanos, respectivamente. Foram eles: Matheus de Souza (ADM-Ceará), Daniel Silva (Adefima- Alagoas) e Carlos André Lopes (Adefima).

Há três meses praticando a modalidade, Matheus de Souza (ADM- Ceará) comemorou a indicação. “Foi uma surpresa muito boa, pois eu não esperava. Comecei há três meses e meio na modalidade, depois que um professor me viu na rua e convidou a participar da equipe, e agora quero me dedicar ainda mais, aprender, e fazer jus a esta confiança”, disse o jovem de 18 anos.

Amazonense é homenageado

O Amazonas não venceu a Copa, mas ganhou destaque através do ala Michel Silva. O camisa nove da seleção amazonense ficou entre os cinco melhores jogadores e dividiu a conquista com todo o time baré.

“Eu não seria nada sem a minha equipe, e através dele consegui alcançar este título. Já havia participado da Copa em 2009 e 2010, fiquei quase seis anos sem praticar a modalidade e agora retornei, sendo condecorado. Estou realizado e feliz com este momento. Dedico o prêmio a todos os amazonenses”, disse o paratleta, que teve poliomielite aos dois anos. Ele conheceu a modalidade em 2007 e iniciou a prática em 2009.

Para fechar com chave de ouro a competição, a presidente da CBBC elegeu o amazonense João Paulo Sobreira como o novo mascote da modalidade em Manaus. Para o futuro paratleta, a responsabilidade é grande, mas vai ser encarada com muito entusiasmo. “Ainda não pratico o basquete, mas agora vou iniciar e estava desde ontem ansioso para vir à Copa. Fiquei feliz e bastante animado. Um dia vou ser que nem esses jogadores e vou treinar bastante”, contou o jovem, que na semana que vem vai iniciar nas quadras.

Equipes participantes

A competição reuniu seis equipes do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Pará e Rondônia. Os times disputaram três vagas para o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 3ª Divisão 2017. As partidas foram abertas ao público e cerca de 90 paratletas participaram da competição.

Equipes participantes: Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas – Adefa (AM); Associação dos Deficientes Motores do Ceará (ADM/CE), Associação dos Deficientes Motores de Pernambuco (ADM/PE), Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFIMA/AL), Instituto de Pessoas com Deficiência de Ananindeua (IPDA/PA), Sociedade Vida Ativa (Porto Velho/RO).

Comentários

Comentários

Brasil

More in Brasil

Comandante do 4°BPM em Humaitá faz homenagens aos Policiais Militares da Reserva

Jornal de Humaitá20 de outubro de 2017

Vídeo: PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Humaitá

Jornal de Humaitá18 de outubro de 2017

​Editora Leya Realiza evento em Manaus para debater Universos Literários

Jornal de Humaitá17 de outubro de 2017

Nova Aripuanã: Vereador é feito refém com a família e filho é ferido durante crime

Jornal de Humaitá14 de outubro de 2017

Solenidade de início do treinamento para Operações de Garantia da Lei e da Ordem, realizado em Alagoinhas

Jornal de Humaitá4 de outubro de 2017

População obriga Piratas comerem lama após roubo

Jornal de Humaitá3 de outubro de 2017

Governador prestigia Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte e visita obras no município

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Banco de Olhos zera fila de espera e ajuda outros Estados com doação de córneas

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Vereador denuncia atraso no pagamento do Tratamento Fora do Domicílio

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017