Cidades

Depois de bronze em São Paulo, paratletas amazonenses miram Jogos Paraolímpicos Rio-2016

Depois de bronze em São Paulo, paratletas amazonenses miram Jogos Paraolímpicos Rio-2016
Geovanni

paratletas amazonenses miram Jogos Paraolímpicos Rio-2016 (5)O paradesporto do Amazonas ganha cada vez mais destaque Brasil a fora. Depois de faturar três medalhas de bronze na fase nacional do Circuito Caixa de Atletismo e Natação, no último final de semana, em São Paulo, paratletas amazonenses estão na contagem regressiva para a obtenção das marcas classificatórias para Jogos Paraolímpicos Rio-2016.

Com uma medalha de bronze cada, os paratletas Dernival de Souza (Arremesso de peso – F12/ Baixa visão), Jean Claudio Dias (Natação – S6/ Paralisia Cerebral) e Erilene Gomes (Lançamento de dardo – F57/ Deficiência física), foram os destaques amazonenses na prova.

Para Jean, apesar do frio enfrentado, o circuito foi uma oportunidade de mostrar que ainda está entre os melhores competidores a nível nacional. “Eu treino forte todos os dias e ficar entre os três é incrivelmente gratificante, levando em conta que além da dificuldade do frio, a maior parte dos atletas é muito mais jovem”, explicou o atleta que competiu nos 400 metros.

Mesmo com a conquista, Jean não deu intervalo nos treinos, uma vez que ainda existem vagas para a equipe paraolímpica brasileira de natação, que só será anunciada na primeira quinzena de julho. “Eu participei da seleção por quatro anos e com esse último resultado eu estou muito bem no ranking. Vou focar mais ainda para quem sabe esse trabalho ser reconhecido e eu ganhe essa grande oportunidade”, completou.

Dardo – Além do nadador, Erilene Gomes, do lançamento de dardo, também não se acomodou com a obtenção da medalha. Com vagas em aberto para a equipe brasileira da modalidade para os jogos, ela treina pesado todos os dias na Vila Olímpica de Manaus.

“É o sonho de qualquer atleta poder representar seu País em uma Olimpíada. Para conseguir isso e me destacar entre as melhores do circuito nacional, eu estou treinando direto e com muito foco aqui na vila”, afirmou Erilene, que assim como Jean, tem até 17 de julho para conseguir resultados que a coloque em posição de integrar a seleção.

Superação – Terceiro melhor do Brasil na categoria de arremesso de peso, Dernival de Souza se prepara para a segunda fase do Circuito Caixa. Mesmo sem possibilidade olímpica, ele falou da experiência de participar de uma competição com atletas de alto rendimento de outros estados e ainda superar o fato de ser mais velho que a maioria de seus concorrentes.

“Eu tenho 41 anos e a maioria dos competidores tinham metade da minha idade. Mesmo assim eu fiquei entre os três melhores e perdi o segundo lugar por apenas 15 centímetros. Isso mostra como eu estou focado e mostra minha vontade de superar todas essas adversidades”.

Apoio – Para treinar e se preparar para as competições, a delegação conta com o apoio do Governo do Amazonas. Para o titular da Secretaria de Estado Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabrício Lima, o bom desempenho dos atletas reflete o investimento que vem sendo feito na inclusão dentro do esporte. “O governador José Melo tem feito o possível para investir cada vez mais e desenvolver as atividades esportivas no Amazonas. Essas medalhas e conquistas dos nossos atletas são resultado desses investimentos”, afirmou.

FOTOS: VÍTOR SOUZA

Comentários

Comentários

Cidades

More in Cidades

Nova coleta sorológica será realizada em rebanho de 12 municípios no Amazonas

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
Foto: Chaguinha

Milhares comemoram aniversario de 148º anos de Humaitá (AM) com Antony & Gabriel

Jornal de Humaitá15 de maio de 2017

Amazonas se mobiliza para vacinar 900 mil pessoas

jornal de Humaitá14 de maio de 2017

Estudo que tem apoio da Fapeam utiliza resíduos de pirarucu na criação de ração para galinhas poedeiras

Jornal de Humaitá12 de maio de 2017

Seap e PM apreendem estoques e celulares durante revista no Ipat

Jornal de Humaitá11 de maio de 2017

Delegado de Autazes deflagra operação Interior Seguro e recaptura foragido da unidade policial

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Alunos são dispensados por falta de merenda em escolas de Humaitá-AM

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Delegação amazonense segue para Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso, em Belo Horizonte

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Prefeitura diz que “oposição não precisa plantar bananeira nas ruas de Lábrea-AM”

Jornal de Humaitá8 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: