Inicio

Especialista em Negócios Internacionais vem a Manaus preparar gestores para impulsionar exportações

NicolaO volume de exportações no Polo Industrial saltou em 10,35% no 1º trimestre de 2015, comparado a igual período do ano passado, conforme indicadores da Suframa. Mesmo diante desses números, o cenário não anima o empresariado diante da crise e instabilidade econômica que atinge em cheio a indústria local e nacional.

Atenta a necessidade de incrementar a produtividade e mostrar estratégias competitivas de alta performance, a MB Consultoria, com vanguarda no mercado regional,  realiza o Programa de Exportação & Internacionalização trazendo o renomado especialista internacional Nicola Minervini,pela primeira vez no Amazonas, nos dias 19 e 20 de agosto.  As inscrições podem ser feitas pelo e-mailaltaperformance@mbconsultoria.com ou pelo telefone (92) 3656-2452.

Minervini, que é especialista italiano em Negócios Internacionais, afirmou que as empresas brasileiras ainda tem certa resistência à internacionalização. Ele aponta várias razões para esse comportamento.

“Não querer sair da ‘zona de conforto’; desconhecimento das problemáticas de comercio exterior; falta de visão global dos negócios; busca de resultados em curto prazo e a exportação, por definição é uma atividade de médio a longo prazo”, explicou. Além disso, ele indica o receio de enfrentar o “desconhecido” também. “Porque alguém ouviu histórias de fracasso de empresários que se lançaram na exportação  – obviamente “dando tiros no escuro” sem, a mínima preparação ou pior acham do que se alguém tem sucesso no mercado interno,  lá fora será igual”, justificou.

O especialista reforça ainda que mesmo que a empresa não queira se internacionalizar, ela já está ‘internacionalizada’, no sentido que talvez na esquina tem uma fábrica ou uma loja chinesa ou de outro país. “Apesar das dimensões continentais do Brasil, hoje não pode pensar só em mercado interno: tem que ter uma visão de mundo”, asseverou.

Minervini explicou que o evento para os iniciantes será um ‘check list’ do que fazer para reduzir riscos e custos e para quem já exporta, servirá de ‘check up’, uma avaliação sobre as oportunidades de melhorias na gestão da exportação e internacionalização.

O diretor da MB Consultoria, Marx Gabriel, explicou que a atividade exportadora é capaz de promover ganhos de produtividade e escala. “Além disso, estimula a inovação e a qualificação da mão de obra e também fortalece as condições de concorrência e resiliência econômica das empresas envolvidas, bem como gera externalidades positivas para a economia como um todo”, destacou.  A exportação, portanto, consiste em atividade estratégica para ampliar a competitividade e a inserção das empresas brasileiras no mercado internacional.

Sobre o evento

O evento compõe a agenda de 2016 do Programa de Educação Executiva da MB Consultoria, o Alta Performance, criado em 2010 com objetivo de oferecer conteúdo diferenciado e com abordagem de práticas de gestão mundiais, direcionado ao público de executivos, diretores, líderes estratégicos, empreendedores, gestores públicos e privados.

“Tive a honra de conhecer e participar das aulas do professor Nicola Minervini sobre Internacionalização de Empresas e Exportação. Excepcional conhecedor do assunto, com facilidade e didática, para mostrar os caminhos a qualquer organização que pensa em crescer para o mercado exterior, exportando ou se internacionalizando”, explicou Marx Gabriel, Diretor Fundador da MB Consultoria.

Minervini dará aos participantes um panorama sobre as principais ferramentas para exportar e também uma visão estratégica do Custo Brasil x Custo Empresa. “O público poderá desfrutar da vasta experiência em marketing internacional, negócios e exportação, bem como fazer uma autoavaliação sobre o nível de competitividade das próprias empresas e identificar quais medidas tomar para iniciar ou melhorar a exportação”, frisou Suely Quadros, coordenadora do Programa de Educação Executiva da MB Consultoria.

Fonte: Assessoria