Amazonas

Inscrições para o JEAs encerram nesta sexta-feira, dia 8, e já tem equipe de olho no pódio

Inscrições para o JEAs encerram nesta sexta-feira, dia 8, e já tem equipe de olho no pódio
Geovanni

Quase cinco mil pessoas participaram da festa de abertura dos Jogos Escolares, com presença de Sandro Viana

Quase cinco mil pessoas participaram da festa de abertura dos Jogos Escolares.

Falta pouco para o início da fase final da maior competição escolar do Estado: os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). As inscrições daqueles que estão classificados para a última etapa terminam nesta sexta-feira, dia 8, e a cerimônia de abertura em Manaus é no próximo dia 20 de julho, na Arena Amadeu Teixeira,no bairro de Flores, zona Centro-Sul. O evento, que segue de 21 a 30 de julho, é uma realização do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

As seletivas para o JEAs 2016 iniciaram dia 23 de maio e envolveram 61 municípios do Amazonas, além de 35 colégios particulares e um total de 280 escolas estaduais, municipais e instituições federais da capital. Movimentando, assim, em média 100 mil estudantes-atletas. Deste total, apenas quatro mil pessoas foram selecionadas para a tão aguardada final em Manaus.

Ao todo, estarão em disputa 16 modalidades pelo torneio interescolar, sendo elas Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Quadra, Vôlei de Praia, Xadrez, Jiu-Jítsu e Futebol, essas dois últimos esportes são inéditos na competição. As categorias disponíveis são infantil (de 9 a 11 anos) e juvenil (de 15 a 17 anos).

Forte candidata ao pódio

Uma das equipes que promete conquistar o pódio e é forte adversária pela disputa do vôlei infantil é o La Salle, comandada pelo técnico Alexandre Chaves. Isso porque, o time vem em busca do bicampeonato e, se garantir o primeiro lugar do torneio estadual, se classifica para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), antigo Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), podendo garantir a primeira divisão da modalidade.

“O JEAs está valendo para a gente como uma espécie de passaporte para a primeira divisão, que se conquistada vai dar mais visibilidade para as nossas atletas, mais chances de elas conquistarem a seleção brasileira e, consequentemente, mais apoios e patrocínios”, comentou Chaves, ao contar que a base da equipe é formada por jogadoras que venceram o JEAs e o JEBs de 2015.

Na final do torneio estadual do ano passado, o La Salle venceu a Escola Estadual Tereza Siqueira Tupinambá por 2 x 0, enquanto que no evento nacional o ouro veio após o time amazonense marcar 3×0 em cima do Fortaleza, donas da casa. Para esta temporada, o time da escola particular está vindo reforçado, após a ‘aquisição’ das meias de rede Bárbara Santos e Ana Isabele Tavares.

“Eu vi a Bárbara jogando pela Municipíadas e tanto ela quanto a Ana Isabele Tavares estudavam em escolas públicas. A Ana, inclusive, fazia parte da escolinha da Vila Olímpica e após reparar o bom desempenho delas, convidamos as duas para fazer parte da equipe e todas, hoje em dia, são bolsistas do La Salle. Elas são ótimas jogadoras, que vão nos ajudar muito nesta conquista”, disse Chaves, que está aproveitando o recesso escolar para todos os dias treinar suas meninas, das 15h30 às 18h30.

Técnico de ouro

Para ir bem no JEAs, a equipe do La Salle também tem uma carta na ‘manga’ e trata-se justamente do comandante Alexandre Chaves. Isso porque, o professor é pé quente quando o assunto é competição e o currículo fala por si. O técnico, nos últimos oito anos, não deixou de medalhar uma vez se quer pela competição interescolar, passando pelas escolas Miguel de Cervantes, Nilton Lins, Adalberto Valle e agora pelo La Salle.

“Fico muito feliz por todos esses anos ter conseguido bons resultados com as equipes. Para mim, o JEAs causa uma sensação quase inexplicável, pois é uma competição democrática e que é uma verdadeira festa. É muito bonito ver a Vila Olímpica lotada de atletas, de gente que vem do interior, é uma inspiração. Já participei de vários eventos nacionais, mesmo assim os Jogos continuam sendo meu período preferido”, afirmou Alexandre, que também é técnico da seleção amazonense infantojuvenil.

Campeões JEAs

Os campeões do JEAs da categoria Infantil disputam os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na cidade de João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 20 a 29 de setembro. Já os vencedores da categoria Juvenil disputarão a mesma edição do torneio em novembro, na mesma Capital, de 10 a 19 de novembro.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

Prevenção à intolerância é tema de Mesa Redonda na Aleam

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Polícia apreende 20 kg de maconha do tipo skunk no bairro Glória

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Alessandra Campêlo articula reunião no Comando da PM para discutir promoções

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Universo infantil na música erudita está em ‘Canções de Ninar’, quarto espetáculo da série Recitais Ambev

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Empresas com IPVA em atraso são notificadas pela Sefaz

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Maués cria política inovadora para aumentar produção do guaraná

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Policiais militares de Boa Vista do Ramos detêm integrantes de bando criminoso

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Governador assina aviso de licitação para construção do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) de Tefé

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Ministério Público e Poder Judiciário incinera drogas apreendidas em Lábrea, AM

Jornal de Humaitá17 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: