Inicio

Ipaam leva ações educativas à II Virada Sustentável em Manaus

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) leva suas ações educativas à programação da Virada Sustentável em Manaus, evento de consciência à sustentabilidade, coordenado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que ocorre neste fim de semana.

Neste sábado (9), de 8h às 17h, a Gerência de Educação Ambiental do órgão realiza oficinas de leitura na Biblioteca Móvel no SEST-SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), localizado na Avenida Autaz Mirim, 10.118, bairro Jorge Teixeira, zona leste. As oficinais que podem ser feitas por qualquer pessoa interessada, que vão ler e debater os assuntos em questão. Um dos temas principais a serem abordados será a campanha educativa “Diga não ao fogo”, da Sema/Ipaam, para reduzir os focos de queimadas na área urbana de Manaus, além de serem tratados outros temas, tais como desmatamento e descarte de resíduos sólidos.

“Um dos temas principais a serem abordados será a campanha educativa “Diga não ao fogo”, da Sema/Ipaam, para reduzir os focos de queimadas na área urbana de Manaus, além de serem tratados outros temas, tais como desmatamento e descarte de resíduos sólidos”, explica a Gerente de Educação Ambiental do Ipaam, Therezinha Melo.

Também neste sábado, às 16h30, o Ipaam realiza, juntamente com o curso de Design da Faculdade Fucapi, a Oficina de Luminária com Papelão (abajur), no Espaço Ecam, no Manauara Shopping (piso Açaí, G3). O Espaço que é uma parceria do Ipaam com o Ibama.

Como funciona – O objetivo das oficinais de leitura é disseminar a mensagem educativa, por meio de oficinas de leitura, visando a sensibilização da comunidade estudantil daquele município para os impactos ambientais causados pela ação do homem, principalmente no que se referem aos resíduos sólidos despejados nos rios, lagos e igarapés.

A Biblioteca Móvel (Unidade Educativa Juscelino Batista) é um micro-ônibus transformado em espaço para leitura e consulta à bibliografia dos 600 exemplares de livros sobre meio ambiente e temas ligados à Amazônia e ao Amazonas. É estruturada, também, de recursos audiovisuais para apoio às palestras e oficinas educativas. A biblioteca tem o objetivo de estimular a comunidade estudantil, comunidade organizada e sociedade civil para leitura voltada às questões ambientais.

O que é a Virada – A Virada Sustentável Manaus é uma realização da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Virada Sustentável de São Paulo, com produção da Iaí Produções. A abertura ocorreu nessa quinta-feira (7), no Teatro Amazonas, tendo como atração a orquestra Amazon Jazz Band.

O evento de conscientização de preservação ao meio ambiente tem o patrocínio de várias empresas que estão realizando programações gratuitas em espaços públicos de Manaus, como Bosque da Ciência, Museu da Amazônia (Musa), Parque Jefferson Péres, Parque Sumaúma, Parque dos Bilhares, Parque do Mindu, Largo São Sebastião, Palácio da Justiça, Biblioteca Pública, Sest/Senat, além dos shoppings Manauara (Adrianópolis) e Sumaúma (Cidade Nova).

São oficinas de horta, jardim, pescaria, leitura, artesanato, cozinha saudável, reciclagens, feiras de livros, exposições, debates, aulas de meditação, entre outras.

O evento, que começou em São Paulo, envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, dentre outros.

FOTOS: PEDRO MORAIS/ IPAAM

 

Anúcios

Siga-me no Twitter

Social Counter

  • 3392 posts
  • 85 comments
  • 0 fans

Anúcios