Cidades

Parintins ganha Centro Multifuncional e três outros serão construídos no interior do AM

Parintins ganha Centro Multifuncional e três outros serão construídos no interior do AM
Geovanni

O Centro Multifuncional – Casa do Produtor de Parintins (município localizado a 369 quilômetros de Manaus) foi inaugurado, nesta quarta-feira, dia 6, pela Secretária de Estado do Meio Ambiente (Sema). Na ocasião, foi anunciada a construção de outros três centros, no interior do Amazonas. Eles serão instalados em Boca do Acre, Humaitá e Apuí. Os municípios foram escolhidos de forma estratégica, uma vez que estão localizados em áreas com maior pressão de desmatamento no Amazonas, e a proposta é reduzir os passivos ambientais nessa região com os serviços oferecidos nos Centros.

O projeto será realizado em parceria entre Governo do Amazonas e o banco alemão KfW que financiará a construção dos centros, por meio do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Estado do Amazonas (Profloram). A população dessas áreas terá acesso rápido e fácil aos serviços de gestão ambiental, produção sustentável e comercialização, além do ordenamento territorial e regularização fundiária. O planejamento para início de construção dos centros está sendo definido.

De acordo com o titular da Sema, Antonio Stroski, a parceria dos governos do Amazonas e Alemanha, por meio do bando KfW é fundamental para a implantação e funcionamento dos centros. Ele ressalta que a parceria tem o intuito de fortalecer a gestão ambiental e territorial em 12 municípios do Sul e Sudeste do Estado. São eles: Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí, Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Parintins, e Nhamundá.

Stroski destaca que os centros multifuncionais aproximam da população o atendimento feito pelos órgãos estaduais responsáveis pela execução da política ambiental e fundiária do Amazonas, entre eles a Sema, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Secretaria de Política Fundiária (SPF).

Os serviços que serão disponibilizados incluem cadastramento de produtores para os programas de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), licenciamento ambiental, regularização fundiária, assistência técnica, orientação e realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que foi prorrogado até maio de 2017, entre outros. A população também poderá ter acesso à assistência sobre controle agropecuário, florestal e pesca, além de recursos minerais.

O prédio do Centro Multifuncional – Casa do Produtor de Parintins, está localizado na avenida Amazonas, no Centro da cidade. Ele funcionará de segunda à sexta-feira, em horário comercial, com equipes da Sema, Ipaam, além da SPF e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parintins.

O que são os Centros – Os Centros Multifuncionais (CMFs) são bases institucionais do Sistema Sema com a finalidade de integrar os órgãos estaduais envolvidos na gestão ambiental, proporcionar ordenamento territorial, regularização fundiária, produção sustentável e comercialização sustentável. Os CMFs também tem o intuito de apoiar o processo de descentralização da gestão ambiental, promover a cooperação intensiva e articulada entre instituições municipais, estaduais, federais, governamentais e não governamentais.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEMA

Comentários

Comentários

Cidades

More in Cidades

Nova coleta sorológica será realizada em rebanho de 12 municípios no Amazonas

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
Foto: Chaguinha

Milhares comemoram aniversario de 148º anos de Humaitá (AM) com Antony & Gabriel

Jornal de Humaitá15 de maio de 2017

Amazonas se mobiliza para vacinar 900 mil pessoas

jornal de Humaitá14 de maio de 2017

Estudo que tem apoio da Fapeam utiliza resíduos de pirarucu na criação de ração para galinhas poedeiras

Jornal de Humaitá12 de maio de 2017

Seap e PM apreendem estoques e celulares durante revista no Ipat

Jornal de Humaitá11 de maio de 2017

Delegado de Autazes deflagra operação Interior Seguro e recaptura foragido da unidade policial

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Alunos são dispensados por falta de merenda em escolas de Humaitá-AM

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Delegação amazonense segue para Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso, em Belo Horizonte

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Prefeitura diz que “oposição não precisa plantar bananeira nas ruas de Lábrea-AM”

Jornal de Humaitá8 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: