Inicio

População relata que situação em Tapauá é considerada “caótica”, desemprego e fome assolam os moradores

tapauá

Ruas emburacadas no centro de Tapauá-AM. (Foto: Divulgação)

Moradores da cidade de Tapauá no sul do Amazonas, a 565 km de Manaus, vem sofrendo com um clima considerado “Caótico” desemprego e fome assolam os moradores locais. Comércios vazios e ruas cheias de buracos, boa parte devido à dependência da poder municipal,  que segundo eles não recebem a pouco mais de quatro meses o salário da prefeitura.

Um funcionário que não quer se identificar se esforça para segurar as lágrimas enquanto conversa com a nossa equipe. Em sua família, só ele trabalha, é já não consegue pagar as suas dividas há quatro meses, os comerciantes não querem mais vender para nenhum servidor da prefeitura, de acordo com ele.

“Vocês tem que falar sobre o que está acontecendo aqui, pra ver se alguém faz alguma coisa”, disse o desempregado à reportagem.

Fome

As pessoas já estão passando fome devido ao atraso dos salários por parte da prefeitura que emprega mais 70% dos trabalhadores do município, a pobreza aumentou consideravelmente. Programas sociais do bolsa família de acordo com os moradores vem evitando que piore ainda mais a situação.

Saúde

“A cidade só tem uma ambulância, que não funciona há meses. Em caso de acidentes as pessoas são removidas de qualquer jeito, sem o mínimo cuidado possível piorando ainda mais a saúde do paciente. O governo do Amazonas nós abandonou faz tempo.” finalizou em lágrimas um dos moradores.

Transito

A população utilizar as motos como principal meio de transporte, na cidade os acidentes são constantes devido à falta de sinalização e as crateras e buracos nos meios das ruas.

ruas de tapauá

Foto: Internet

Outros Problemas

A cidade está totalmente abandonada pelo Governo do Estado do Amazonas, a Polícia Civil juntamente com os Policiais Militares são enviados mensalmente sem diárias é sem as minimas estruturas de trabalho. A polícia atende as ocorrências em uma viatura velha que vive quebrada com os pneus carecas. Cenas lamentáveis da ausência do estado é comum, em uma delas o grande sonho da população era a conclusão do prédio da Universidade Estado do Amazonas (UEA) que se encontra parado.

Tapauá é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião do Purus, localiza-se a sul de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 565 quilômetros. Sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, era de 19 077 habitantes, sendo assim o trigésimo quarto município mais populoso do estado do Amazonas. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.502, de acordo com dados de 2010, o que é considerado médio pelo PNDU.

 

Anúcios

Siga-me no Twitter

Social Counter

  • 3415 posts
  • 97 comments
  • 0 fans

Anúcios