Cidades

População relata que situação em Tapauá é considerada “caótica”, desemprego e fome assolam os moradores

População relata que situação em Tapauá é considerada “caótica”, desemprego e fome assolam os moradores
Geovanni

tapauá

Ruas emburacadas no centro de Tapauá-AM. (Foto: Divulgação)

Moradores da cidade de Tapauá no sul do Amazonas, a 565 km de Manaus, vem sofrendo com um clima considerado “Caótico” desemprego e fome assolam os moradores locais. Comércios vazios e ruas cheias de buracos, boa parte devido à dependência da poder municipal,  que segundo eles não recebem a pouco mais de quatro meses o salário da prefeitura.

Um funcionário que não quer se identificar se esforça para segurar as lágrimas enquanto conversa com a nossa equipe. Em sua família, só ele trabalha, é já não consegue pagar as suas dividas há quatro meses, os comerciantes não querem mais vender para nenhum servidor da prefeitura, de acordo com ele.

“Vocês tem que falar sobre o que está acontecendo aqui, pra ver se alguém faz alguma coisa”, disse o desempregado à reportagem.

Fome

As pessoas já estão passando fome devido ao atraso dos salários por parte da prefeitura que emprega mais 70% dos trabalhadores do município, a pobreza aumentou consideravelmente. Programas sociais do bolsa família de acordo com os moradores vem evitando que piore ainda mais a situação.

Saúde

“A cidade só tem uma ambulância, que não funciona há meses. Em caso de acidentes as pessoas são removidas de qualquer jeito, sem o mínimo cuidado possível piorando ainda mais a saúde do paciente. O governo do Amazonas nós abandonou faz tempo.” finalizou em lágrimas um dos moradores.

Transito

A população utilizar as motos como principal meio de transporte, na cidade os acidentes são constantes devido à falta de sinalização e as crateras e buracos nos meios das ruas.

ruas de tapauá

Foto: Internet

Outros Problemas

A cidade está totalmente abandonada pelo Governo do Estado do Amazonas, a Polícia Civil juntamente com os Policiais Militares são enviados mensalmente sem diárias é sem as minimas estruturas de trabalho. A polícia atende as ocorrências em uma viatura velha que vive quebrada com os pneus carecas. Cenas lamentáveis da ausência do estado é comum, em uma delas o grande sonho da população era a conclusão do prédio da Universidade Estado do Amazonas (UEA) que se encontra parado.

Tapauá é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião do Purus, localiza-se a sul de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 565 quilômetros. Sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, era de 19 077 habitantes, sendo assim o trigésimo quarto município mais populoso do estado do Amazonas. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.502, de acordo com dados de 2010, o que é considerado médio pelo PNDU.

Comentários

Comentários

Cidades

More in Cidades

Nova coleta sorológica será realizada em rebanho de 12 municípios no Amazonas

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
Foto: Chaguinha

Milhares comemoram aniversario de 148º anos de Humaitá (AM) com Antony & Gabriel

Jornal de Humaitá15 de maio de 2017

Amazonas se mobiliza para vacinar 900 mil pessoas

jornal de Humaitá14 de maio de 2017

Estudo que tem apoio da Fapeam utiliza resíduos de pirarucu na criação de ração para galinhas poedeiras

Jornal de Humaitá12 de maio de 2017

Seap e PM apreendem estoques e celulares durante revista no Ipat

Jornal de Humaitá11 de maio de 2017

Delegado de Autazes deflagra operação Interior Seguro e recaptura foragido da unidade policial

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Alunos são dispensados por falta de merenda em escolas de Humaitá-AM

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Delegação amazonense segue para Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso, em Belo Horizonte

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Prefeitura diz que “oposição não precisa plantar bananeira nas ruas de Lábrea-AM”

Jornal de Humaitá8 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: