Inicio

Prodam adota horário flexível e motiva funcionários

prodam

FOTO: DIVULGAÇÃO/PRODAM

Trânsito engarrafado, banco lotado, consulta médica, levar os filhos à escola e várias outras tarefas demandam, diariamente, gasto de tempo e, em virtude disso, cada vez mais as empresas tem buscado formas de flexibilizar o horário de trabalho dos funcionários. A empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) acaba de adotar a medida e já tem colhido os frutos da iniciativa com o aumento da produtividade e motivação dos colaboradores, que agora podem escolher o cumprimento da jornada de trabalho entre as 7h e 19h.

O diretor presidente da Prodam, Marcio Silva de Lira, destaca que medidas como esta são essenciais para incentivar e reter talentos na empresa. “Afinal, seja no atendimento ao cliente, na função administrativa ou no desenvolvimento de um produto, os colaboradores são fundamentais para o funcionamento e resultados da Prodam”, acrescenta.

O analista de TI, Islo Setubal, aponta que a flexibilidade trouxe maior qualidade de vida. “Agora não tenho aquela pressão e estresse, principalmente se eu ficar preso no trânsito ou acabar não conseguindo sair de casa a tempo para o horário de bater o cartão. Além disso, posso aproveitar melhor o horário de almoço com a minha família”, comenta o colaborador.

Já o programador Alessandro Marinho ressalta o aumento da produtividade e o empenho dos funcionários, que passaram a ter maior autonomia e tranquilidade com a rotina de trabalho. “Ficamos mais engajados e focados no que temos que cumprir”, disse.

O horário flexível foi implantando após projeto piloto, nos meses de maio e junho, com 22 funcionários. A partir dos resultados alcançados, a diretoria optou por ampliar o benefício aos demais colaboradores. “Temos tido um excelente feedback dos funcionários e isso mostra que a iniciativa veio para somar com o dia a dia dos funcionários”, analisa a supervisora de desempenho da Prodam, Socorro Nery.

A supervisora destaca ainda que o atendimento aos clientes internos e externos não foi alterado.  “Por mais que os colaboradores tenham liberdade para escolher o horário de trabalho, há uma coordenação dentro dos próprios setores que permite o funcionamento dos mesmos, não deixando de atender as demandas da empresa e dos clientes”, explicou Nery.

Sobre a PRODAM

A Prodam é uma sociedade de economia mista, de capital fechado, com controle acionário do Governo do Estado. A empresa, criada pela Lei Nº 941, de 10 de julho de 1970, armazena e administra os dados dos órgãos estaduais. Atualmente, a empresa encontra-se vinculada, administrativamente, à Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEPLANCTI), de acordo coma Lei 2.783/2003.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.