Amazonas

UBS fluvial irá atender comunidades ribeirinhas em Tabatinga

UBS fluvial irá atender comunidades ribeirinhas em Tabatinga
Geovanni

tabatinga ubsA população ribeirinha de Tabatinga ganhou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial, neste final de semana. Batizada de “Dona Nenenquinha”, a unidade deverá iniciar no mês de agosto o cronograma de viagens para atendimento das comunidades rurais do município, localizado a 1.108 quilômetros de Manaus, em linha reta. A unidade foi construída com recursos do Governo Federal e os equipamentos foram adquiridos através de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura de Tabatinga.

 A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Tabatinga, Raimundo Carvalho Caldas, do Secretário Executivo de Atenção Especializada do Interior, Roberto Maia, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), representantes do Ministério da Saúde (MS) e demais autoridades locais.

 A unidade irá funcionar com uma equipe de saúde da família, formada por médico, odontólogo, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A unidade possui consultório médico, odontológico, de enfermagem, farmácia, sala de vacina, sala de pequenos procedimentos, além de dormitórios para a equipe profissional.

 O secretário Roberto Maia destacou que o Governo do Estado fez um investimento de R$ 203 mil para a compra de equipamentos médicos hospitalares. “Há muito tempo nós discutíamos com o MS a necessidade desse tipo de unidade de saúde no Amazonas, porque só assim teremos condições de vencer as barreiras geográficas e levar atendimento aos cidadãos que moram fora das sedes municipais. O Ministério liberou o recurso para a construção da unidade e o Estado, juntamente com a Prefeitura, comprou e instalou os equipamentos”, disse o secretário.

 Maia também informou que essa é a 6ª Unidade Básica de Saúde Fluvial inaugurada no Amazonas. Já existem outras cinco em funcionamento, nos município de Borba, Manicoré, Itamarati, Tonantins e Manacapuru.

O prefeito de Tabatinga, Raimundo Carvalho Caldas, agradeceu a parceria do Ministério da Saúde e do Governo do Amazonas, lembrando que, de outra forma, não seria possível construir e equipar a UBS. “Agora, nós teremos condições de levar atendimento digno aos moradores das 61 comunidades rurais do município de Tabatinga, chegando com médico, dentista, vacinas, e isso com certeza irá nos ajudar a melhorar nossos índices de saúde”, afirmou.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

PDT festeja 35 anos de história nesta quinta-feira

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Alessandra Campêlo e Maria do Teixeirinha unidas por Canutama

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Prevenção à intolerância é tema de Mesa Redonda na Aleam

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Polícia apreende 20 kg de maconha do tipo skunk no bairro Glória

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Alessandra Campêlo articula reunião no Comando da PM para discutir promoções

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Universo infantil na música erudita está em ‘Canções de Ninar’, quarto espetáculo da série Recitais Ambev

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Empresas com IPVA em atraso são notificadas pela Sefaz

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Maués cria política inovadora para aumentar produção do guaraná

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Policiais militares de Boa Vista do Ramos detêm integrantes de bando criminoso

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: