Inicio

Alunos do Claudio Santoro participam de “masterclass” com Marcelo Mourão Gomes

01O bailarino chega a Manaus para também realizar o espetáculo “Marcelo Mourão Gomes no Teatro Amazonas” que acontece nos dias 12, 13 e 14 de agosto.

O Teatro Gebes Medeiros, no térreo do prédio do Ideal Clube, no Centro de Manaus, recebe hoje, dia 8 de agosto, às 16h, o artista amazonense e primeiro bailarino do “American Ballet Theatre” de Nova Iorque, Marcelo Mourão Gomes, que irá ministrar um “masterclass” para os alunos de dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, instituição mantida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Radicado nos Estados Unidos, Gomes chega a Manaus para, além do masterclass, realizar os ajustes necessários para a apresentação do espetáculo “Marcelo Mourão Gomes no Teatro Amazonas”, que acontece nos dias 12 e 13, às 20h, e dia 14, às 17h.

O bailarino aterrissa na capital amazonense para o encontro com os jovens alunos, que estão na faixa etária de 14 a 22 anos, selecionados pelo coreógrafo Baldoíno Leite, que coordena as aulas no Liceu. A aula acontece no dia 8 de agosto, das 16h às 18h. Ao todo, o masterclass deve contar com 30 participantes, incluindo participação de alguns dos integrantes do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, que é coordenado por Monique Andrade.

De acordo com Marcelo Mourão Gomes, os alunos poderão ouvir mais sobre o universo do balé clássico, incluindo assuntos como a origem dessa expressão artística; movimentos corporais; postura; e como o público internacional abraça o balé, em seu caráter artístico-cultural e profissional.

Segundo o bailarino, a oportunidade é muito significativa. “Passar o que a gente tem de conhecimento é sempre uma satisfação, porque é a extensão de nossas conquistas pessoais. E fazer isso acontecer na minha cidade do coração é ainda mais valioso. Espero que todos aproveitem da melhor forma esse momento que, se depender de mim, será muito especial”, afirma Marcelo Mourão Gomes, que sempre que vem à capital amazonense busca aproximação com estudantes e grupos de dança da cidade, promovendo momentos de aprendizado e troca de experiências, como durante a visita dele a Associação Belas Artes do Amazonas (Belarte), em 2011 (foto).

MARCELO MOURÃO GOMES

O amazonense Marcelo Mourão Gomes começou seus estudos de dança com cinco anos de idade, na escola de ballet de Helena Lobato e Dalal Achcar, no Rio de Janeiro (RJ). Após vencer o Prêmio Revelação no Festival de Dança de Joinville em 1993, viajou para os Estados Unidos para continuar o seu treinamento no “Harid Conservatory”, em Boca Raton, na Flórida, nos EUA, assim como nas escolas do “Boston Ballet”, “Houston Ballet” e “Cuballet”, onde estudou com Alicia Alonso.

Foi premiado em segundo lugar na “National Society of Arts e Letters”, em 1994, e foi o ganhador do “Prêmio Hope”, em Lausanne, em 1996, conquistando com isso a experiência de passar 1 ano na escola do “Paris Opera Ballet”.

Ingressou no American Ballet Theatre, em 1997, como membro do corpo de baile, e ascendeu rapidamente, sendo promovido a solista em 2000 e bailarino principal em 2002. Ele tem se apresentado em praticamente todos os espetáculos completos de ballet clássico do repertório da companhia.

Tem se apresentado nos papéis principais, nas obras de George Balanchine, Mikhail Fokine, Antony Tudor, Jerome Robbins, Sir Frederick Ashton, John Cranko, e Martha Graham, tem criado papéis e trabalhado com Twla Tharp, William Forsythe, Paul Taylor, Mark Morris, Jiri Kylian, Lar Lubovitch, James Kudelka, Nacho Duato, Stanton Welsh, Jorma Elo e Christopher Wheeldon.

Seus desempenhos já foram vistos em todo o mundo. Além de sua turnê com o American Ballet Theatre, ele tem participado de vários festivais internacionais de dança, incluindo o World Festival Ballet no Japão. Tem sido artista convidado do “Kirov Ballet”, do “Ballet Nacional da Holanda”, do “Balé Nacional do Canadá”, do “Houston Ballet”, do “Teatro Colón”, de Buenos Aires, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do “New York City Ballet”.

No verão de 2008, ele acompanhou Alessandra Ferri em sua turnê de despedida no Japão e na Itália, e mais recentemente foi o ganhador do prestigioso “Prêmio Benois de la Dance”, em Moscou.