Cidades

Cerca de 300 pessoas participam de bate-papo literário com Milton Hatoum na UEA

Cerca de 300 pessoas participam de bate-papo literário com Milton Hatoum na UEA
Geovanni

Evento foi transmitido ao vivo através do canal Pré-Calouro, no YouTube. Livro “Dois Irmãos” serviu de inspiração para minissérie da Rede Globo.

Milton Hatoum na UEA

Foto: Divulgação

“Sempre torço para que a leitura seja prazerosa”. A afirmação é do escritor amazonense Milton Hatoum durante bate papo literário para cem torno de 300 alunos na sede da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O tema principal do bate-papo foi a obra “Dois Irmãos”, leitura obrigatória do Vestibular da UEA. “Quando você lê um romance e depois conversa com o escritor, aprendemos mais. Cada leitor tem a sua imaginação, particularidade, leitura especifica. Então, algumas são até desconcertantes. O diálogo é sempre enriquecedor”, salientou o escritor Milton Hatoum.

A palestra aconteceu nesta sexta-feira (26), às 9h, na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, nº. 3578, no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus. O evento foi transmitido ao vivo através do canal Pré-Calouro, no YouTube, e é uma realização da UEA, através do programa Pré-Calouro.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a essência desse primeiro encontro é conhecer a literatura, mas entender o papel no dia a dia. “É importante colocar o autor frente aos leitores e deixar o diálogo fluir. O melhor caminho é colocar os leitores em contato com autores que compõem a nossa literatura amazonense e mundial”, destacou o reitor Cleinaldo Costa.

Para os futuros alunos que desejam ingressar na UEA, Milton Hatoum dá uma dica. “A melhor coisa é ler e reler a obra e fazer as anotações para conseguir entender a obra”, observou o escritor.

Autor e Obra
O romance Dois Irmãos, publicado em 2000 e autoria de Milton Hatoum, conta a história da relação conturbada entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, em uma família de origem libanesa que vive em Manaus. A obra também serviu de inspiração para a Rede Globo que gravou a minissérie “Dois Irmãos”, escrita por Maria Camargo e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. A minissérie está prevista para ser exibida em janeiro de 2017.

Milton Hatoum nasceu em 1952, em Manaus. Em 1967 mudou-se para Brasília, onde estudou no Colégio de Aplicação da UnB. Morou durante a década de 1970 em São Paulo, onde se diplomou em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, trabalhou como jornalista cultural e foi professor universitário de História da Arquitetura. Autor de quatro romances premiados, sua obra foi traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países.

Pré-Calouro UEA
O programa Pré-Calouro é uma iniciativa do Governo do Amazonas, executada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da qual são oferecidas aulas diárias de disciplinas do Ensino Médio com vistas à preparação de alunos para o exame Vestibular.

As aulas (Português, Literatura, Redação, Matemática, Física, Química e Biologia) estão sempre disponíveis no canal da UEA, via YouTube, podendo ser acessadas a qualquer momento e repetidas de acordo com a necessidade do aluno. Este ano, o Sistema de Ingresso Seriado (SIS), acontecerá no dia 22 de outubro, e o vestibular da UEA nos dias 23 e 24 de outubro. Além do ambiente Web, as aulas serão exibidas na TV Cultura, de segunda a sexta-feira, às 7h30 e reprise às 19h.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Cidades

More in Cidades

Nova coleta sorológica será realizada em rebanho de 12 municípios no Amazonas

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
Foto: Chaguinha

Milhares comemoram aniversario de 148º anos de Humaitá (AM) com Antony & Gabriel

Jornal de Humaitá15 de maio de 2017

Amazonas se mobiliza para vacinar 900 mil pessoas

jornal de Humaitá14 de maio de 2017

Estudo que tem apoio da Fapeam utiliza resíduos de pirarucu na criação de ração para galinhas poedeiras

Jornal de Humaitá12 de maio de 2017

Seap e PM apreendem estoques e celulares durante revista no Ipat

Jornal de Humaitá11 de maio de 2017

Delegado de Autazes deflagra operação Interior Seguro e recaptura foragido da unidade policial

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Alunos são dispensados por falta de merenda em escolas de Humaitá-AM

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Delegação amazonense segue para Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso, em Belo Horizonte

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Prefeitura diz que “oposição não precisa plantar bananeira nas ruas de Lábrea-AM”

Jornal de Humaitá8 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: