Cidades

Dia Nacional de Combate ao Fumo terá programação especial em Manaus

Dia Nacional de Combate ao Fumo terá programação especial em Manaus
Geovanni

Em alusão ao dia Nacional de Combate ao Fumo, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), promove, na próxima segunda-feira, 29, uma atividade abrangendo várias modalidades esportivas e de lazer, às 7h30, na Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste. Segundo o diretor-presidente da instituição, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, a ideia é passar a mensagem da importância da atividade física na prevenção do câncer e demais doenças associadas ao sedentarismo, além de chamar a atenção para um dos principais fatores de risco das neoplasias malignas: o tabagismo.

A ação será coordenada pelo Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC), em parceria com a Coordenação Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do Câncer, ambos vinculados à Fundação. Estão previstas sessões de treinos funcionais, atividade aeróbica, aulas de dança, circuito de caminhada, sorteios de brindes e distribuição de lanches. A expectativa é que participem atletas e frequentadores do local.

De acordo com a chefe do DPCC, enfermeira Marília Muniz, este ano o tema abordado será: “Esporte sem cigarro é mais radical”. Na ocasião, membros da FCecon repassarão aos participantes informações sobre os fatores de risco do câncer e a influência do cigarro no aparecimento de neoplasias malignas. As substâncias que compõem o cigarro potencializam, segundo ela, o aparecimento de cânceres como o de bexiga, boca, traqueia e pulmão – este último em maior proporção, já que o fumo está relacionado à maioria dos casos desse tipo da doença.

De acordo com o coordenador estadual do Programa de Nacional de Controle do Tabagismo, cardiologista Aristóteles Alencar, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, o Dia inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Para aproveitar o momento de valorização do esporte no Brasil devido aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o tema das ações este ano é relacionado ao esporte e possui como slogan “#MostreAtitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde”. A prática de atividade física é importante fator de proteção para diversas doenças, em especial as crônicas não transmissíveis, como o câncer.

A campanha tem como foco o público jovem e adulto (aproximadamente de 13 a 35 anos), de ambos os sexos, fumantes ou não. A opção por focar no público jovem é parte da estratégia para prevenir a experimentação e a iniciação (que ocorrem, principalmente, entre adolescentes e jovens, aproximadamente dos 13 aos 25 anos).

Associação desse tema com o controle do tabaco pode potencializar o alcance dos seguintes objetivos, segundo o especialista:

·         Prevenção da iniciação – o esporte pode manter os jovens longe do tabaco pela preocupação em manter a boa saúde e por favorecer a socialização.

·         Apoio à cessação – a prática de atividade física é um aliado importante no processo da cessação do tabagismo.

·         Promoção de ambientes livres de fumaça do tabaco – disseminar a ideia de incoerência do uso de tabaco em locais utilizados para prática de esportes, assim como reforçar a implementação da legislação Nacional sobre ambientes livres de fumo (Lei12.547/11).

Comentários

Comentários

Cidades

More in Cidades

Nova coleta sorológica será realizada em rebanho de 12 municípios no Amazonas

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
Foto: Chaguinha

Milhares comemoram aniversario de 148º anos de Humaitá (AM) com Antony & Gabriel

Jornal de Humaitá15 de maio de 2017

Amazonas se mobiliza para vacinar 900 mil pessoas

jornal de Humaitá14 de maio de 2017

Estudo que tem apoio da Fapeam utiliza resíduos de pirarucu na criação de ração para galinhas poedeiras

Jornal de Humaitá12 de maio de 2017

Seap e PM apreendem estoques e celulares durante revista no Ipat

Jornal de Humaitá11 de maio de 2017

Delegado de Autazes deflagra operação Interior Seguro e recaptura foragido da unidade policial

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Alunos são dispensados por falta de merenda em escolas de Humaitá-AM

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Delegação amazonense segue para Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso, em Belo Horizonte

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Prefeitura diz que “oposição não precisa plantar bananeira nas ruas de Lábrea-AM”

Jornal de Humaitá8 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: