Inicio

Especialista internacional aponta estratégias para expandir exportações em Manaus

NicolaMB Consultoria, com vanguarda no mercado regional, realiza o Programa de Exportação & Internacionalização de Alta Performance, trazendo o renomado especialista internacional Nicola Minervini pela primeira vez no Amazonas, nos próximos dias 19 e 20 de agosto.

As inscrições podem ser feitas pelo  e-mail altaperformance@mbconsultoria.com ou pelo telefone (92) 3656-2452.

“Há anos somos ‘escravos’ da taxa cambial, uma verdadeira gangorra: se exporta quando o câmbio está ‘favorável’, não se exporta quando o câmbio se traduz em menos reais para receber por cada dólar”, apontou Minervini.

O especialista aponta que é necessário voltar o olhar para dentro das organizações e reduzir os efeitos negativos dessa situação fora do alcance. “Porque competitividade e cultura de internacionalização começam na empresa”, frisou.

Na avaliação dele, a taxa de câmbio não é fator de competitividade, mas é só um assunto financeiro, que no máximo dá um empurrão para ser mais agressivo no mercado, a quem é já competitivo. “Mas se a empresa não tiver uma  competitividade ‘intrínseca’, quer dizer, inteligência comercial, promoção eficaz,  gestão de mercado, dificilmente terá sucesso na exportação”, disse o especialista.

Segundo Marx Gabriel, diretor da MB Consultoria, o curso trará a grande oportunidade de aproveitar os conhecimentos e a vasta experiência em marketing internacional, negócios e exportação de Minervini. “Bem como fazer uma autoavaliação sobre o nível de competitividade das próprias empresas e identificar quais medidas tomar iniciar, ou melhor, a cultura da internacionalização”, afirmou.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.