Inicio

Fundo de Promoção Social visita comunidade em Manacapuru

O Fundo de Promoção Social (FPS), visitou, nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, a Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade Paraíso São José da Costa do Paratari (Adcomp), no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus em linha reta), que, em 2013, firmou um termo de fomento com o FPS para a aquisição de uma embarcação fluvial regional, no valor de R$ 260.748,20, para realizar o escoamento dos seus produtos.

O barco tem capacidade para 50 toneladas e motor de 290hp e ficou pronto no ano passado, possibilitando aos agricultores e seus familiares o aumento da produção e geração de renda. A Adcomp congrega produtores da Comunidade São José e proximidades.

A região do Paratari fica aproximadamente à 1h40min de distância da sede do município e é grande produtora, com safra anual de 500 toneladas de mamão, 350 toneladas de macaxeira, 700 toneladas de melancia, 800 toneladas de jerimum, 400 toneladas de banana, 200 toneladas de coco, 150 toneladas de cacau, 50 toneladas de maracujá, além de diversas qualidades de verduras e legumes, entre eles couve, pepino, berinjela, alface, cebolinha, coentro e pimenta de cheiro.

A embarcação, além de ser uma novidade para os moradores do Paratari, é o primeiro barco regional com acessibilidade, permitindo às pessoas com deficiência um transporte mais seguro. Desde 2005, a Adcomp tem buscado assegurar benefícios aos associados e infraestrutura para as comunidades da região, principalmente com ações focadas no apoio, distribuição e comercialização da produção agrícola e extrativista dos produtores rurais, o que está sendo possível agora com a utilização do barco proveniente do termo de fomento assinado com o FPS.

Para Raimundo Lima Pereira, morador da Comunidade há 8 anos, a chegada do barco facilitou o escoamento da produção local. “É um sonho realizado. Antes, era preciso fretar outros barcos e isso saia muito caro. Agora, o barco é nosso, graças ao Governo do Estado”, afirmou.

De acordo com o secretário executivo do FPS, Eustachio Azevedo, o Governo do Estado vem mais uma vez contribuir com o agricultor que, por muitos anos, foi esquecido. “O barco, além de ter acessibilidade, permitindo assim o uso de todos sem restrição, fará o escoamento da produção de mais de 200 famílias do Paratari. É o Governo do Amazonas alcançando todas áreas do Estado”, destacou Azevedo.