Amazonas

UPA inicia campanha para ajuda na autoestima de mulheres mastectomizadas

UPA inicia campanha para ajuda na autoestima de mulheres mastectomizadas
Geovanni

Fundadora do Gamma recebe da diretora da UPA de Campos Salles, M_rcia Alessandra, doa__o da campanha

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A Unidade de Pronto Atendimento Campos Salles, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), iniciou, nesta segunda-feira, 15 de agosto, a campanha “Lenço e Chapéu Solidário”. A iniciativa visa ajudar mulheres a enfrentarem com mais beleza e autoestima o tratamento contra o câncer.

A campanha vai arrecadar também bonés para serem doados às crianças que sofrem da mesma doença. Todo o material arrecadado durante a campanha será entregue ao Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) no mês de outubro, durante a campanha “Outubro Rosa”.

“O câncer é uma doença que abala muito o lado emocional da paciente e também afeta a autoestima e a vaidade. Pensando nisso, resolvemos ajudar as pessoas que sofrem com a doença a enfrentar esse problema com mais alegria e um pouco de vaidade”, pontua a diretora da UPA Campos Salles, Márcia Alessandra Nascimento.

A sala da recepção da UPA contará com um espaço destinado as doações. Usuários e colaboradores da unidade de saúde podem contribuir com a campanha.

A UPA Campos Salles é uma unidade do Governo do Amazonas gerenciada pela Susam, em parceria com o Instituto Novos Caminhos. A Unidade de saúde funciona em regime de 24 horas com atendimento em média complexidade e atende diariamente cerca de 350 pessoas.

Ponto de doação – O Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, localizado no quilômetro 53 da rodovia AM-010, estrada que liga os municípios de Manaus e Rio Preto da Eva, será um dos postos de coletas dos lenços, chapéus e bonés.

O gerente administrativo do Centro de Reabilitação, Paulo César Souza, informou que os pacientes irão confeccionar, na oficina de corte e costura, pelo menos 100 unidades de lenços para cabeça e doarem a campanha. “É de grande importância a participação de nossos pacientes nesta campanha. Com isso, vamos despertar neles a sensibilização para ajuda voluntária e habilidade sociais e também agregar conhecimento prático na confecção dos lenços”, afirmou.

Banco de perucas – O Gamma conta com um banco de perucas para ajudar também as mulheres mastectomizadas a enfrentar a doença com mais altivez. A unidade funciona dentro da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon). O banco é mantido por voluntários e com doações.

“Quando a mulher recebe o diagnóstico da doença, ela acaba perdendo a identidade. No tratamento, ela perde os cabelos e a fisionomia muda. Portanto, a doação de lenços e chapéus é uma maneira de elevar a autoestima dessas pacientes e esse apoio da UPA Campos Salles irá enriquecer ainda mais nosso trabalho do Gamma”, pontuou a representante do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), Oriona Ohse.

A agente de saúde do município de Alvarães, Maria Jucilene Braga, de 38 anos, afirma que a ajuda da UPA ao realizar uma campanha para beneficiar o Gamma ajudará muitas mulheres do Amazonas. “A campanha da Upa nos ajudará a lutar ainda mais contra o câncer, pois atenderá muitas mulheres que sofrem com a doença. Quando ganho perucas e lenços do Gamma me sinto mais bonita, mais jovem e isso reflete positivamente no tratamento”, avaliou.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

Prevenção à intolerância é tema de Mesa Redonda na Aleam

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Polícia apreende 20 kg de maconha do tipo skunk no bairro Glória

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Alessandra Campêlo articula reunião no Comando da PM para discutir promoções

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Universo infantil na música erudita está em ‘Canções de Ninar’, quarto espetáculo da série Recitais Ambev

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Empresas com IPVA em atraso são notificadas pela Sefaz

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Maués cria política inovadora para aumentar produção do guaraná

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Policiais militares de Boa Vista do Ramos detêm integrantes de bando criminoso

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Governador assina aviso de licitação para construção do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) de Tefé

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Ministério Público e Poder Judiciário incinera drogas apreendidas em Lábrea, AM

Jornal de Humaitá17 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: