Inicio

Veículo off-road desenvolvido com apoio da Fapeam estará em exposição nesta semana

Intitulado Baja UEA, projeto é de alunos de Engenharia da Universidade do Estado do Amazonas e ganhou prêmio de melhor equipe da Região Norte.

Carro off-road Baja UEAFruto de uma pesquisa desenvolvida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa do Amazonas (Pró-Estado), o veículo off-road para competições (veículo para fora da estrada) será exposto nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto no Manaus Plaza shopping, zona centro-sul da cidade, na exposição intitulada Baja UEA.

O veículo foi produzido a partir de pesquisas dos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

De acordo com a gerente de gestão da equipe, Lorena Valente, o evento visa apresentar o trabalho feito pelos alunos, dando mais visibilidade ao projeto do qual os estudantes conquistaram o prêmio de melhor equipe da região Norte, na Competição Nacional Baja SAE, de São José dos Campos, em São Paulo.

“É muito gratificante participar de um projeto como esse e a ajuda da Fapeam foi essencial para a realização do processo de construção do veículo. O resultado disso foi a conquista na Competição em São José dos Campos, sem contar a troca de experiências e conhecimentos que tivemos. Agora queremos mostrar os resultados do nosso trabalho também para a comunidade local”, disse Lorena.

O mini-baja é um veículo para fora da estrada (off-road), com capacidade para um tripulante de até 1,90m de altura e 113,4 kg de massa. Ele ficará exposto no 2º piso do shopping, por quatro dias, e o evento é aberto ao público. O horário de funcionamento será das 10h às 21h na sexta e sábado, de 13h às 21h no domingo e de 10h às 20h na segunda-feira.

Para o capitão da equipe do projeto Baja, Matheus Cervo, a exposição é uma oportunidade de mostrar que a Engenharia do Amazonas tem competência para obter resultados significantes em nível nacional.

“Além disso, o projeto ajuda os alunos a desenvolver conhecimento prático, incentivando-os a fazer pesquisa e publicar artigos, pois é isso que pretendemos: atrair mais pessoas para a área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com foco em automobilismo”, afirmou Matheus.

Sobre o Pró-Estado – O Pró-Estado, programa da Fapeam, tem como objetivo fortalecer e incentivar o desenvolvimento de iniciativas que ampliem a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação Stricto Sensu, além de apoiar ações de formação de recursos humanos e melhoria da infraestrutura de pesquisa de instituições vinculadas ao Governo do Estado.

O projeto Baja UEA começou em 2012, mas a execução foi iniciada em julho de 2015. Atualmente conta com 23 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica da UEA.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.