Amazonas

Gás natural tem consumo recorde por indústrias, comércios e postos de Manaus

Gás natural tem consumo recorde por indústrias, comércios e postos de Manaus
Geovanni

volume-de-gas-natural-em-mldiaO uso de gás natural em indústrias, comércios e postos de combustíveis de Manaus atingiu o ápice em agosto deste ano, com média de 107.942 metros cúbicos distribuídos por dia, maior consumo não-térmico desde o início das operações comerciais da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), em 2010. Com 86% deste total, o setor industrial teve destaque com 92.467 m³/dia destinados a 34 empresas.

Há um ano e cinco meses utilizando o gás natural para produção de artefatos estampados de metal, a Metalúrgica Sato é uma das responsáveis pelo aumento do consumo do combustível no Polo Industrial de Manaus. “Percebemos uma relativa melhora no cenário econômico e, para o tipo de segmento que atuamos, o gás natural está fazendo total diferença”, explicou o diretor Fernando Moschini, que utiliza o gás natural em três equipamentos de estufa.

Atualmente, a Cigás atende as seguintes indústrias: Ambev, Bike Norte, Carboman, Ceras Johnson, Climazon, Coca-Cola, DDW, Fitas Flax, Keihin, Metalfino, Moto Honda, Honda- HCA, Neotec, Novamed, Nissin Brake, Procoating, Saint-Gobain, Samsung, Videolar, Yamaha, Videolar IV, Eternit, Universal, Sato, Ripasa, Klabin, Daido, Daikin, FCC, Showa, Sodécia, Metalsete, Caloi e Corprint.

Além de cinco postos de combustíveis, o gás natural também é utilizado no Shopping Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, na lavanderia industrial Lava Seca e Passa, no Distrito Industrial, e no Hotel Holiday Inn, na zona Sul. Nessas empresas, o combustível possui diferentes aplicações: uso em caldeiras, fornos, geradores, refeitórios, fornos, estufas, dentre outras utilizações.

A economia de até 40% em relação a outros combustíveis e a redução da emissão de poluentes são fatores determinantes para a ampliação do uso do gás natural no Amazonas. “Pelo menor custo e praticidade, o gás natural é um aliado contra a crise econômica e fundamental no desenvolvimento do mercado e da região como um todo”, destaca o diretor técnico comercial da Cigás, Clovis Correia Junior.

Benefícios do gás natural
O gás natural pode ser usado para assar, cozinhar e manter alimentos aquecidos em bandejas térmicas. Para isso, basta converter fornos, fogões e queimadores. Através de aquecedores de passagem ou “boilers”, o gás produz água quente nas torneiras, o que facilita na hora de desengordurar objetos. O uso do combustível também reduz o risco de armazenagem de GLP, dispensa as operações de reabastecimento com caminhões e o pagamento é feito após o consumo.

Por ter uma queima limpa, o combustível não emite particulado e também reduz significativamente as paradas para limpeza, o que representa ganhos de operação e manutenção. Tudo isso sem contar os ganhos de qualidade: devido à composição química, o gás natural alcança curvas de temperatura ideais e garante elevados padrões de qualidade, proporcionando mais competitividade ao produto final.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

PDT festeja 35 anos de história nesta quinta-feira

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Alessandra Campêlo e Maria do Teixeirinha unidas por Canutama

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Prevenção à intolerância é tema de Mesa Redonda na Aleam

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Polícia apreende 20 kg de maconha do tipo skunk no bairro Glória

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Alessandra Campêlo articula reunião no Comando da PM para discutir promoções

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Universo infantil na música erudita está em ‘Canções de Ninar’, quarto espetáculo da série Recitais Ambev

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Empresas com IPVA em atraso são notificadas pela Sefaz

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Maués cria política inovadora para aumentar produção do guaraná

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Policiais militares de Boa Vista do Ramos detêm integrantes de bando criminoso

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: