Amazonas

Governo do Amazonas realiza campanha de valorização dos museus

Governo do Amazonas realiza campanha de valorização dos museus
Geovanni

mus-do-seringal_-foto-divulg-2Campanha “Experimente Museus” tem o objetivo de promover uma nova relação entre os espaços e a comunidade, e vai até o final de setembro.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), realiza até o dia 29 de setembro, a campanha Experimente Museus, com o objetivo de promover um diálogo entre museus e comunidade, gratuitamente, através de novas experiências e abordagens dos acervos da SEC.

Participam da campanha o Museu Tiradentes, o Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca do Estado do Amazonas, o Museu de Arqueologia, o Museu de Numismática Bernardo Ramos, o Museu do Homem do Norte e o Museu Casa Eduardo Ribeiro, com variadas atividades, como exibições de documentários, apresentações culturais, visitações temáticas, entre outras atividades.

Segundo a diretora do Departamento de Museus da Secretaria de Cultura, Cleia Viana, o projeto visa oferecer ao visitante experiências palatáveis, por meio de um “menu” de programações que terá atividades fixas e os chamados “pratos do mês”, como apresentações, palestras e visitas guiadas, a serem degustados. “Dessa forma, nós pretendemos oferecer experiências diferenciadas, para que os visitantes tenham a oportunidade de interagir com o acervo sob os mais variados olhares, despertando o interesse dele, visitante, para que retorne ao museu e tenha uma nova experiência”, explica a diretora.

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a proposta da nova museologia é que os museus passem de espaços contemplativos para espaços de interação social e diálogo com a comunidade. “Muito mais que espaços de preservação de acervo, os museus se apresentam como lugares de transmissão de conhecimento. É no museu que podemos viajar ao passado, passear no presente e pensar no futuro”, ressalta.

Programação
Neste sábado (17), o Museu Tiradentes, localizado no Palacete Provincial, no Centro de Manaus, realiza a “Visita com o Personagem” sobre o incêndio na Igreja Matriz de Manaus em 1850, que também acontece no dia 24 de setembro.

Terça-feira, dia 20, é a vez do Museu Casa Eduardo Ribeiro, localizado na rua José Clemente, Centro, em homenagem ao Dia do Teatro, receber a apresentação de “Processos Criativos” dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Na quinta-feira (22), a partir das 9h da manhã, o Museu de Arqueologia, situado no Palacete Provincial, apresenta documentários de curta duração sobre escavações de sítios arqueológicos no Amazonas. No mesmo dia, o Museu Casa Eduardo Ribeiro exibe desenhos animados em comemoração ao Dia da Árvore.

Na sexta-feira, 23, o Museu também recebe a palestra Educação em Museus, com Frank James Brandão, professor e especialista em Educação.

Domingo (25) é a vez de o Museu Casa Eduardo Ribeiro realizar a tradicional visita guiada com personagens caracterizados com roupas do século 19 e com um ator interpretando o governador Eduardo Ribeiro. Na quinta-feira (29), a campanha termina com a apresentação do “Cantinho do Beré”, às 10h, no Museu de Numismática Bernardo Ramos, e no Museu do Homem do Norte, no mesmo horário, o Cine Pipoca exibe filme em homenagem ao Dia Nacional do Idoso.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEC

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

PDT festeja 35 anos de história nesta quinta-feira

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Alessandra Campêlo e Maria do Teixeirinha unidas por Canutama

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Prevenção à intolerância é tema de Mesa Redonda na Aleam

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

Polícia apreende 20 kg de maconha do tipo skunk no bairro Glória

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Alessandra Campêlo articula reunião no Comando da PM para discutir promoções

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Universo infantil na música erudita está em ‘Canções de Ninar’, quarto espetáculo da série Recitais Ambev

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Empresas com IPVA em atraso são notificadas pela Sefaz

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Maués cria política inovadora para aumentar produção do guaraná

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017

Policiais militares de Boa Vista do Ramos detêm integrantes de bando criminoso

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: