Brasil

Projeto contemplado pelo PCE será exibido em Congresso Nacional de Educação, em outubro

Projeto contemplado pelo PCE será exibido em Congresso Nacional de Educação, em outubro
Geovanni

Intitulado “Memórias Literárias do Caboclo Tefeense”, pesquisa é desenvolvida por estudantes de Tefé

Pesquisa de TeféProjeto contemplado pelo Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), “Memórias Literárias do Caboclo Tefeense”, será exibido no 3º Congresso Nacional de Educação (Conedu), que ocorre entre os dias 5 e 7 de outubro, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.

O estudo é desenvolvido por alunos da Escola Estadual Eduardo Sá, situada no município de Tefé (a 522 quilômetros de Manaus) e foi aprovado para participar da agenda deste congresso nacional, que tem como objetivo promover espaços de diálogos sobre novas perspectivas de cenários atuais que conduzem as teorias e as práticas dos sujeitos da educação brasileira.

Segundo Paulo Nascimento, professor de Língua Portuguesa e coordenador do projeto, a pesquisa pretende registrar em forma de memórias literárias eventos marcantes de pessoas da comunidade. “Temos o propósito de resgatar memórias marcantes da vida de pessoas comuns, o popular caboclo, o qual está às margens do registro literário e acadêmico”, explicou.

Segundo ele, cinco estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integram o grupo de pesquisa. Nascimento conta que os alunos participam de uma sequência didática para conhecer o gênero literário, realizam as entrevistas e transformam a história contada pelo entrevistado em um texto do gênero memória literária. “O caboclo procede de uma cultura oral assim como o indígena, por isso, por diversas vezes, não há registro de sua história de vida, bem como de suas experiências da infância à vida adulta. As pessoas entrevistadas pelos alunos são pessoas da comunidade. São homens e mulheres, sem preferência de profissão e nível social”, disse o coordenador.

As entrevistas com os comunitários ocorrem nos bairros situados no entorno da escola: Jerusalém, Fonte Boa, Nova Esperança, São João e São Raimundo. Ao término do estudo, os textos serão publicados no blog https://memoriasdecaboclo.wordpress.com/, feito exclusivamente para divulgação do material. A previsão é que a pesquisa seja concluída até outubro deste ano.

Comentários

Comentários

Brasil

More in Brasil

Conduta em mídia social será analisada na solicitação de visto

Jornal de Humaitá17 de junho de 2017

Medicamentos anunciados pelo governador David Almeida já abastecem hospitais do Amazonas

Jornal de Humaitá17 de junho de 2017

Mapa Assistencial: ANS disponibiliza número de procedimentos realizados pelos planos em 2016

Jornal de Humaitá17 de junho de 2017

Fotos dos Corpos Christi em Lábrea 2017

Jornal de Humaitá17 de junho de 2017

Oferta de vagas efetivas cresce em junho

Jornal de Humaitá14 de junho de 2017

Projeto propõe construir estrada ligando Itacoatiara a Aveiro, no Pará

Jornal de Humaitá13 de junho de 2017

Atento busca cerca de 500 profissionais para oportunidades no estado de SP

Jornal de Humaitá13 de junho de 2017

Fogo Amigo: Polícia Civil é Federal trocam tiros, 3 policiais ficam feridos

Jornal de Humaitá9 de junho de 2017

Operação conjunta Maranhão e Pará prende suspeitos de assalto a banco

Jornal de Humaitá9 de junho de 2017