Inicio

Coaching, você realmente sabe o que é?

Profissionais das mais variadas áreas estão ampliando o desempenho na carreira após trabalho de Coaching.

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um treinador (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida. O conceito de coaching surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular e ao longo dos anos o trabalho dos profissionais de coach tem ganhado maior evidência durante várias etapas organizadoras da vida profissional e pessoal da população.

Um bom exemplo aconteceu nas olimpíadas com a divulgação da história de superação da atleta olímpica Rafaela Silva que conquistou a medalha de ouro no Judô. Após a desclassificação em Londres, 2012, Rafaela recebeu centenas de críticas pela internet, onde também leu muitos xingamentos, ofensas e atitudes racistas. Ela refletiu e buscou no trabalho de uma Coach as estratégias de forma classificada e organizada, que precisava para encarar tudo e dar a volta por cima.

A Master Coach amazonense Cíntia Lima explica como as técnicas aplicadas ao indivíduo podem trilhar caminhos diferentes para seu desempenho. “O primeiro passo é identificar o estado atual – diagnóstico da pessoa, da empresa ou do grupo em relação ao que deseja trabalhar no processo de Coaching, posteriormente é traçada uma meta – estado desejado. Diante desta lacuna, é realizado um plano de ação estruturado com métodos e ferramentas e no decorrer das sessões o coach vai trabalhando com o coachee os obstáculos que o impedem de conquistar o objetivo desejado. Por exemplo: Uma empresa, em processo de Coaching de Negócios pode desejar ampliar seu faturamento. Um grupo, em processo de Coaching de TIME pode desejar conquistar um indicador de eficiência coletiva. Uma pessoa, em processo de Coaching Individual pode trabalhar seu plano de carreira. Tudo cabe ao coach, afirmou.”

O maior diferencial de um processo em Coaching é quando o coach atua de maneira sistêmica, integral e com a compreensão das necessidades básicas do coachee, pois assim tem condições de atuar em todas as áreas da vida, integrando razão e a emoção e trabalhar todos os possíveis obstáculos desta pessoa, ou seja, o que realmente a impede de conquistar seus objetivos. Para tanto, as ciências como a Psicologia, Neurociência e a Programação Neurolinguística estão muito presentes nas práticas do processo e são elas que ajudam a identificar e ou a intervir nos obstáculos individuais que podem ser de comunicação externa (verbal ou não verbal), comunicação interna (diálogo interior), pensamentos, sentimentos, capacidades, crenças e tantos outros, a depender de cada situação, explica Cintia.

Segundo a Psicóloga e Master Coach Cintia, o Coaching foi construído através da compilação de técnicas e metodologias de desenvolvimento e capacitação humana, é a carreira que mais cresce no mundo e é aplicável a qualquer ideia de desempenho, em qualquer área da vida e não intitula-se como técnica motivacional como a maioria da pessoas imaginam.

Cintia Lima é formada em psicologia e especializada em Master Coach pelo ICI (Integrated Coaching Institute) que tem atuação no Brasil e nos Estados Unidos e pela MORE na Alemanha que tem atuação no Brasil e na Europa. Palestrante e Consultora Organizacional, com atuação em empresas nacionais e multinacionais em todo o Brasil, desde 2002. No Amazonas ela já desenvolve a atividade de Coach desde 2009 e atualmente tem grandes empresas do mercado local como clientes. Sem contar os CEOs e empresários do Pólo Industrial e Comércio Varejista de Manaus que buscam melhoria profissional, financeira e pessoal.