Cidades

Compositores da Rússia são homenageados na Série Guaraná

Compositores da Rússia são homenageados na Série Guaraná
Geovanni

O espetáculo intitulado “Borodin, Prokofiev, Shostakovich” acontece nesta quinta-feira (6), no Teatro Amazonas, e os ingressos já podem ser encontrados na bilheteria do local

Um país, três cores marcantes, inúmeros contrastes. A Rússia chancela, de diversas formas, culturas do mundo inteiro. Inspirado por tamanha influência, o maestro Marcelo de Jesus selecionou a dedo o repertório para o próximo espetáculo da XIII Série Guaraná, intitulado “Borodin, Prokofiev, Shostakovich”.

O musical que terá apresentação única acontece no Teatro Amazonas, nesta quinta-feira (6), às 20h. Símbolo maior da cidade de Manaus, o teatro que completa 120 anos em 2016 fica localizado na Rua Dez de Julho, s/n, no Centro Histórico da cidade. Na noite, a Orquestra Amazonas Filarmônica e o pianista Aleyson Scopel ficam sob regência do maestro, durante os 75 minutos de apresentação eufórica.

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o concerto será uma oportunidade ímpar para as pessoas desfrutarem da boa música. “Será um momento sem igual, onde veremos uma de nossas orquestras em ação, além, claro, de poder vivenciar a música, junto à família e amigos”, afirma.

O título “Borodin, Prokofiev, Shostakovich” é, na verdade, a junção dos sobrenomes dos compositores russos homenageados. De Alexandr Borodin, a Orquestra interpreta o poema sinfônico escrito em 1880, intitulado “Nas Estepes da Ásia Central”.

De acordo com o Maestro Marcelo de Jesus, a canção é encantadora por sua poesia e beleza. “A obra descreve uma caravana, que parte a viajar pela Ásia Central, com cavalos e camelos, misturando melodias russas com orientais”, contou.

Para completar o espetáculo, a partitura de Borodin vem antecedida por uma narrativa, que a Orquestra também utilizará na apresentação, o que vai estimular o público a viajar pelas épocas, por meio do imaginário.

Repertório selecionado
Em seguida, Sergei Prokofiev – tido como um dos compositores mais celebrados do século XX – tem sua obra revivida com a interpretação de “Concerto para piano n° 3 em dó maior, ópera 26”.

Segundo Marcelo de Jesus, o compositor Prokofiev mostra toda sua vitalidade e experimentação técnica nesse concerto. “A parte solista estará a cargo do jovem carioca Aleyson Scopel, premiado pianista formado no New England Conservatory of Music, em Boston, nos Estados Unidos”, disse o maestro.

Para finalizar, Dmitri Shostakovich, que teve suas músicas banidas durante a ditadura de Josef Stalin, recebe homenagem com a Orquestra tocando “Sinfonia n° 6 em si menor, ópera 54”.

Distanciando-se um pouco da tragédia, do medo e das angústias pessoais, o compositor se preocupa em transmitir, segundo ele mesmo, humores de primavera, alegria e juventude.

Ingressos para o espetáculo “Borodin, Prokofiev, Shostakovich” já estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas, a preços populares.

Comentários

Comentários

Cidades

More in Cidades

Nova coleta sorológica será realizada em rebanho de 12 municípios no Amazonas

Jornal de Humaitá18 de maio de 2017
Foto: Chaguinha

Milhares comemoram aniversario de 148º anos de Humaitá (AM) com Antony & Gabriel

Jornal de Humaitá15 de maio de 2017

Amazonas se mobiliza para vacinar 900 mil pessoas

jornal de Humaitá14 de maio de 2017

Estudo que tem apoio da Fapeam utiliza resíduos de pirarucu na criação de ração para galinhas poedeiras

Jornal de Humaitá12 de maio de 2017

Seap e PM apreendem estoques e celulares durante revista no Ipat

Jornal de Humaitá11 de maio de 2017

Delegado de Autazes deflagra operação Interior Seguro e recaptura foragido da unidade policial

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Alunos são dispensados por falta de merenda em escolas de Humaitá-AM

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Delegação amazonense segue para Brasileiro Adulto de Levantamento de Peso, em Belo Horizonte

Jornal de Humaitá9 de maio de 2017

Prefeitura diz que “oposição não precisa plantar bananeira nas ruas de Lábrea-AM”

Jornal de Humaitá8 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: