Jornal de Humaitá

Decreto formaliza criação do corredor ecológico Adolpho Ducke/Puraquequara

Decreto formaliza criação do corredor ecológico Adolpho Ducke/Puraquequara
Jornaldehumaita

A capital amazonense ganhou mais um reforço para garantir a proteção da Reserva Florestal Adolpho Ducke, na zona Norte de Manaus, frear o desmatamento e preservar animais que vivem na área, por meio da conectividade da reserva com o rio Puraquequara. O decreto n° 37.274 que formaliza a criação do corredor ecológico da reserva Florestal Adolpho Ducke/Puraquequara foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na última segunda-feira, 3, pelo Governo do Amazonas.

A proposta segue recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para criação de limites de conectividade do local. O trabalho foi conduzido pelo Departamento de Gestão Ambiental e Territorial (Degat) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O levantamento realizado pela secretaria mostrou que a área desempenha importante função ecológica, como fonte de espécies colonizadoras para os fragmentos que estão próximos a ela, por ser ainda conectada com a floresta contínua. O relatório de caracterização ambiental da área, feito pela Sema, evidencia que, caso não fosse criado o corredor ecológico, a área poderia ser impactada pela expansão da cidade e se tornar mais um fragmento isolado.

O corredor tem o objetivo de ligar as unidades de conservação que venham a ser criadas no seu perímetro ou entorno imediato garantindo a preservação das matas ciliares ao longo de cursos d’água. Ele também visa garantir a recuperação e manutenção de espécies facilitando a recolonização das áreas degradas, bem como disciplinar o uso e ocupação do solo nas zonas de proteção do corredor ecológico.

Com uma área de 2.396 hectares, o corredor ecológico está localizado na zona de expansão urbana da cidade, dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental Adolpho Ducke, começando nos limites da Reserva Experimental Adolpho Ducke e se estendendo até o rio Puraquequara.

A criação foi amplamente discutida em audiências públicas que reuniu pesquisadores, órgãos parceiros, além da população que reside no entorno da área. Na última, por exemplo, realizada em abril deste ano, o projeto foi aprovado por unanimidade. Também foram realizadas diversas reuniões e visitas para fazer levantamento de dados físicos, biológicos e geográficos da área, além da análise de pontos georreferenciados das características do uso e ocupação da terra para delinear as ações necessárias para criação da conectividade das áreas.

Próxima etapa

Próximo passo será a criação do conselho gestor do corredor ecológico que será realizado pela Sema, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). As tratativas para estruturar o conselho já estão em andamento.
O processo está respaldado em um termo de compromisso assinado pela Sema, MPF, comissão técnica instituída pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e as Centrais Elétricas do Norte do Brial S. A (Eletronorte), observando a construção da linha de transmissão Jorge Teixeira/Lechuga.

Comentários

Comentários

Jornal de Humaitá

More in Jornal de Humaitá

PDT festeja 35 anos de história nesta quinta-feira

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Alessandra Campêlo e Maria do Teixeirinha unidas por Canutama

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Revolta Nacional: Filho se explica após ser preso por agredir a mãe

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Boatos espalhados pelo WhatsApp causam a morte de 7 pessoas

Jornal de Humaitá26 de maio de 2017

Ingressos para show de Ludmilla começam a ser vendidos pela internet

Jornal de Humaitá25 de maio de 2017

Menores apreendidos em Humaitá-AM são suspeitos de chefiar boca de fumo

Jornal de Humaitá25 de maio de 2017

PF desarticula grupo criminoso que desviou recursos das obras do Mané Garrincha

Jornal de Humaitá24 de maio de 2017

Cantor e vereador da Bahia ‘Igor Kannário’ diz que é mais autoridade que PM

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017

José Ricardo cobra convocação dos aprovados do concurso da PM

Jornal de Humaitá23 de maio de 2017
%d blogueiros gostam disto: