Amazonas

CPI da Afeam é encaminhada primeiro para a Procuradoria Geral da Aleam

CPI da Afeam é encaminhada primeiro para a Procuradoria Geral da Aleam

Assim como aconteceu com a CPI da Telefonia (instalada em outubro de 2013 e encerrada em maio de 2014), a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar supostos desvios de recursos na Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), no valor de R$ 20 milhões, será primeiramente avaliada pela Procuradoria Geral da Casa. Antes do início de uma CPI, é procedimento de praxe que a Procuradoria analise o pedido de investigação e, só então, as convocações e ações comecem.

A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (28), em reunião na sala da Presidência da Aleam, com o presidente Josué Neto (PSD), membros da Mesa Diretora e deputados convidados, o procurador-geral da Casa, Vander Góes e o diretor-geral Wander Motta. Por unanimidade dos deputados presentes, a decisão foi encaminhar primeiramente à Procuradoria Geral para uma análise jurídica inicial.

Na reunião, parlamentares e diretores avaliam diversas situações a repeito da CPI, como possíveis dificuldades financeiras para sua instalação, a abrangência do objeto de investigação (se o desvio de R$ 20 milhões ou mais ações da Afeam), qual ritual deveria ser seguido, e até a conveniência de se instalar uma CPI ao mesmo tempo em que o Parlamento Estadual analisa e vota a Lei Orçamentária de 2017.

O presidente Josué Neto assegurou que não há empecilhos financeiros para a instalação da Comissão e o procurador-geral, Vander Góes informou aos presentes que essa mesma da investigação que já está sendo feita pelo Tribunal de Contas do Estado ( TCE) e pelo Ministério Público Estadual.

Ao final, o presidente Josué Neto colocou em votação a aprovação do trâmite a ser percorrido com base nas CPIs anteriores e, por unanimidade dos membros presentes da Mesa Diretora, foi aprovado o envio para a Procuradoria Geral.

Amazonas

More in Amazonas

Planeta Boi Manaus volta dia 6 de maio no Copacabana

Jornal de Humaitá26 de abril de 2017

Polícia Militar reúne competidores neste domingo, 23, para a tradicional ‘Corrida Tiradentes’ e ‘Corridinha Tiradentes’, no sabado, 22

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Atletas amazonenses se destacam na Seleção Brasileira de Jiu-Jítsu e delegação já soma 15 medalhas numa das mais importantes competições de arte suave do mundo

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Fapeam recebe propostas para o Programa Ciência na Escola

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Manaus sedia pela primeira vez reunião do Conselho Nacional de Combate à Discriminação contra LGBT

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Diretor do DPI participa de reunião sobre plano de segurança para Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Amazonense é convocada para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

População de Ipixuna recebe atendimentos do Barco PAI ‘Todos pela Vida’ a partir desta sexta-feira

Jornal de Humaitá20 de abril de 2017

Repasses de recursos aumentam para Manaus e caem para o interior

Jornal de Humaitá19 de abril de 2017
%d blogueiros gostam disto: