Amazonas

Reunião com Colegiado de Líderes é decisão democrática sobre CPI da Afeam, diz Luiz Castro

Reunião com Colegiado de Líderes é decisão democrática sobre CPI da Afeam, diz Luiz Castro

Parlamentares da oposição e coautores do pedido da abertura da CPI da Afeam reuniram-se hoje (28) e afirmaram haver consenso de que ao menos dois deles terão direito a participar da Comissão Parlamentar de Inquérito. A decisão foi anunciada pelo deputado estadual Luiz Castro (Rede).

Ele explicou que, na proporcionalidade real da correlação das forças políticas da Assembleia, a oposição tem direito a dois parlamentares na CPI, não a apenas um, como foi instado pelo deputado estadual Belarmino Lins, na presidência em exercício da Assembleia.

Para ele, é muito importante que quem estiver amanhã (29) no exercício do cargo de presidente da Assembleia Legislativa (Aleam) entenda a necessidade de chamar o Colegiado de Líderes. O objetivo é deixar claro e consistente a garantia de duas vagas para os parlamentares de oposição.

cpi-da-afeam-foto-1-by-jimmy-christian-copia“Hoje, somos oito deputados na oposição, além de um outro grupo de parlamentares que estão atuando de forma bastante independente da base governista. Se for levar a questão a fundo, o número chega a 11, no total”, salientou Luiz Castro.

Vagas

Alessandra Campelo (PMDB) terá uma das vagas que serão disputadas na composição da CPI. A segunda ficará com Luiz Castro e José Ricardo (PT). “Vamos combinar quem será o titular e o suplente, sem esse sentido de que um ou outro deixe de colaborar: esse trabalho tem que ser realizado de forma ser conjunta e integrada por todos nós”, assinalou o parlamentar da Rede.

Entenda o caso

Foi entregue no dia 22 de novembro pedido de abertura de uma CPI para investigar o investimento de R$ 20 milhões da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) em uma empresa do Rio de Janeiro, a Transexpert Transporte de Valores do Rio de Janeiro. O deputado estadual Luiz Castro (Rede) é coautor da propositura.

O parlamentar justificou a autoria falando das diversas suspeitas de valores em cotas do Fundo de Investimentos em Participação Expert (FIP Expert), investimento milionário e de alto risco e que pode indicar má-aplicação de recursos públicos.

Para Luiz Castro, é suspeito que essa empresa – muito ligada aos episódios que levaram o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a ser preso – tenha sido beneficiada com um empréstimo de um valor tão grande em um momento de crise tão grave que o Estado passa.

“O episódio mostra também mais uma incongruência do governo, que diminuiu o orçamento do setor primário (ajudava a estimular a permanência e o trabalho das famílias rurais), alegando inclusive falta de dinheiro: o Estado investiu R$ 20 milhões para uma empresa de transporte de valores ‘de fora’, não sediada aqui, e que não é prioridade para desenvolvimento econômico do Amazonas”, assinalou.

A Afeam tem o poder e o dever de investir no micro e pequeno empresário e em seguimentos da economia estratégicos para o Estado. A Transexpert, assim como muitas empresas de segurança, não precisa de aporte do governo do Estado para se manter atuantes no mercado.

“Do ponto de vista mercadológico é um grande erro, e se ainda tiver má fé é pior ainda”, finalizou Luiz Castro.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Amazonas

More in Amazonas

Planeta Boi Manaus volta dia 6 de maio no Copacabana

Jornal de Humaitá26 de abril de 2017

Polícia Militar reúne competidores neste domingo, 23, para a tradicional ‘Corrida Tiradentes’ e ‘Corridinha Tiradentes’, no sabado, 22

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Atletas amazonenses se destacam na Seleção Brasileira de Jiu-Jítsu e delegação já soma 15 medalhas numa das mais importantes competições de arte suave do mundo

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Fapeam recebe propostas para o Programa Ciência na Escola

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Manaus sedia pela primeira vez reunião do Conselho Nacional de Combate à Discriminação contra LGBT

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Diretor do DPI participa de reunião sobre plano de segurança para Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Amazonense é convocada para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

População de Ipixuna recebe atendimentos do Barco PAI ‘Todos pela Vida’ a partir desta sexta-feira

Jornal de Humaitá20 de abril de 2017

Repasses de recursos aumentam para Manaus e caem para o interior

Jornal de Humaitá19 de abril de 2017
%d blogueiros gostam disto: