Capa » Artistas » 14ª Expofeira de Arte e Cultura do Ipaam
14ª Expofeira de Arte e Cultura do Ipaam

14ª Expofeira de Arte e Cultura do Ipaam

A 14ª Expofeira de Arte e Cultura do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) encerrou nesta quinta-feira (1º) com um sorteio para as artesãs e os visitantes das feiras. A feira criada pelos servidores do IPAAM tem o objetivo de ajudar trabalhadores cuja renda depende apenas do artesanato, incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos e sensibilizar os cidadãos quanto à preservação do meio ambiente.

Sandra Duarte vende diversos produtos confeccionados à mão como bonecas, caixas para colocar jóias, porta-retratos e bijuterias é uma das organizadoras do movimento de artesãs. Ela participa da feira há dez anos e fala de como a iniciativa é essencial para a maioria dos artesãos. “O apoio que recebemos do Ipaam não para nas feiras. Também podemos participar, com a ajuda do órgão, de ações itinerantes em diversos bairros e comunidades afastadas, o que garante à venda de nossas peças”, afirmou.

Catarina Sampaio de 57 anos reconhece as dificuldades no artesanato e decidiu entrar na área gastronômica para complementar a renda. “Tem as dificuldades de vender o artesanato, mas comer ninguém para de comer”.

A artesã Célia Pio também desabafa sobre a dificuldade nas vendas de seu artesanato que são os jogos de cozinha na temática natalina. “Artesanato, para a maioria das pessoas, é supérfluo. Elas não gastam com isso quando podem gastar com comida e presentes, roupa, sapatos.”

O artesanato vai além de uma simples fonte de renda para as artesãs, elas enxergam no trabalho uma terapia. “O artesanato renova o ânimo, é uma terapia muito boa”, comentou Maria Lúcia, de 71 anos, que vive somente do artesanato.

A coordenadora da iniciativa, Vandete Rocha, disse que para muitos dos participantes é uma chance de complementar a renda para o Natal. “Muitos sobrevivem apenas do artesanato, outros de aposentadoria. Nossa proposta é ajudar a movimentar a economia dessas pessoas com o apoio para a venda”, explicou.

A feira contou com 40 expositores, dos quais alguns apresentaram produtos como bolsas, laços, tiaras, arranjos de flores, arte com sementes, bijuterias, toalhas, jogos de cozinha, caixas de madeira, cartonagem, camisetas e enfeites natalinos, além de barracas com comidas típicas.

FOTOS: VITOR SOUZA/SECOM

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

faça um comentários
%d blogueiros gostam disto: