Ciência

Estudantes apresentam resultados de projetos desenvolvidos no programa RH-TI

Estudantes apresentam resultados de projetos desenvolvidos no programa RH-TI
Geovanni

Pesquisas têm apoio da Fapeam e mostra acontece nos dias 6 e 7 de dezembro.

Os resultados de quase 20 projetos desenvolvidos por 26 alunos de seis escolas públicas do Amazonas no âmbito do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI), ação desenvolvida pelo Governo do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), serão apresentados nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, no Seminário e Mostra de Ensino Tecnológico do RH-TI, na Escola Estadual Senador Petrônio Portella (avenida Bartolomeu Bueno da Silva, s/nº, Dom Pedro, zona centro-oeste), a partir das 8h30. 

O programa estimula estudantes a partir do segundo ano do ensino médio a seguirem carreira acadêmica profissional nas áreas de Tecnologia da Informação no Amazonas. A mostra tecnológica com a produção dos cientistas juniores irá apresentar atividades desenvolvidas no segmento da robótica, aplicativos, games, realidade aumentada. E também serão apresentados trabalhos finalistas da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) e Ciência Jovem, ocorridos neste ano.

Salas temáticas – De acordo com o coordenador do evento, Júlio Coelho e Silva, haverá três salas temáticas para as demonstrações e interação com os visitantes. Três aplicativos serão apresentados: o Vegreen, um aplicativo voltado para pessoas vegetarianas que traz informações nutricionais e rede de restaurantes voltados para este público. O aplicativo foi apresentado durante a Mostratec, no mês de novembro, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Outro projeto desenvolvido pelos estudantes é a ecologia aumentada para óculos cardboard. “A primeira sala será destinada para os games produzidos pelos alunos. O segundo espaço é uma área reservada para robótica, onde será feita uma competição entre robôs e alguns serão controlados pelos visitantes. A terceira sala é voltada para projetos que participaram das feiras tecnológicas e congressos científicos”, explicou o coordenador do evento.

Sustentabilidade – Na área de sustentabilidade, os visitantes poderão conhecer as pranchas de Stand Up Paddle (SUP) criada a partir das garrafas do tipo PET (Polietileno Tereftalato) encontradas nas ruas da capital. Outro projeto desenvolvido pelos cientistas juniores é a utilização de caroços de tucumã na produção de carvão sustentável.

Paralelo ao evento será realizado uma mesa redonda que terá como tema “Ensino Tecnológico”, com a participação da doutora em Educação Nádia Falcão e do doutor em Ciências da Computação, Ruiter Caldas. O evento acontece no dia 6 dezembro às 9h, no auditório da escola.

Comentários

Comentários

Ciência

More in Ciência

Policlínica da UEA realiza triagem para Cirurgia Bucal Avançada

Jornal de Humaitá12 de maio de 2017

Empresa analisa bactérias encontradas em plantas da Amazônia para produção de biossurfactantes e plásticos biodegradáveis

Jornal de Humaitá27 de abril de 2017

Estudo analisa fungos encontrados em solos da Amazônia para combater o Aedes aegypti

Jornal de Humaitá28 de março de 2017

UEA abre inscrições para Especialização em Genética Humana

Jornal de Humaitá26 de fevereiro de 2017

Alunos de Bioprocessos da Fucapi fazem visita técnica na Alemanha e França

jornal de Humaitá17 de fevereiro de 2017

Atendimento no Pronto-Socorro Delphina Aziz cresceu 11%

Jornal de Humaitá20 de janeiro de 2017

UEA contará com primeiro Laboratório de Plastinação da Região Norte

Jornal de Humaitá15 de janeiro de 2017

Rede pública estadual de educação promove mostra de experimentos científicos com criatividade e baixo custo

Jornal de Humaitá3 de dezembro de 2016

Atuais estratégias de prevenção a AIDS deixaram de funcionar, afirma Luiz Castro

Jornal de Humaitá1 de dezembro de 2016