Cidades

Ipem-AM notifica três postos de combustível por conta de irregularidades

Ipem-AM notifica três postos de combustível por conta de irregularidades

A variação de preços praticados nos postos de gasolina em Manaus põe em dúvida se realmente o que se paga condiz com a quantidade de combustível abastecida nos veículos. Nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) realizou uma operação de fiscalização em 15 postos da capital, para verificar denúncias de consumidores que afirmam que pagam um valor por uma quantidade de combustível e que os postos abastecem os veículos com quantidade inferior a que foi paga.

Dos 15 postos de combustíveis fiscalizados, três localizados nas zonas Leste, Norte e Sul foram notificados por irregularidades, como o vazamento na mangueira da bomba medidora, a falta de iluminação no painel da bomba e a entrega de quantidade de combustível menor a que foi paga pelo consumidor. Em um posto de gasolina localizado no bairro do Japiim 1, na zona Sul, o Ipem-AM lacrou uma bomba de abastecimento por apresentar uma variação acima do permitido em lei, conforme a Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), n. 23/1985.

“A Portaria do Inmetro determina um limite de até mais ou menos 100 ml, a cada 20 litros de produto fornecido, e aí os postos que tiveram problemas de passar a quantidade paga pelo combustível precisam chamar as oficinas credenciadas pelo Ipem-AM para fazer a regulagem dessas bombas medidoras. Esses postos foram autuados e têm um prazo de até 10 dias para corrigirem os problemas, caso não, podem levar multas que variam de R$ 2.100 a R$ 1,5 milhão, dependendo da infração”, afirmou o diretor-presidente do IPEM-AM, Márcio André Britto.

Aferição – Márcio André Britto explica que o consumidor deve observar se o ponteiro de combustível do carro mexeu ou não. Caso encontre irregularidades, o consumidor deve solicitar uma aferição da gerência do posto. “Se o consumidor perceber que, ao abastecer, o ponteiro do combustível não mexeu o que ele esperava, é preciso solicitar primeiramente uma aferição. Todo posto de gasolina de Manaus tem uma medida de volume e um aferidor calibrado pelo Ipem-AM. Esse ensaio tem de ser feito na hora, e a leitura é simples, pois apenas o volume do combustível tem de chegar no ponto zero e, se tiver diferente do ponto zero, há indícios de irregularidades e aí tem de denunciar ao Ipem-AM”.

Aprovação – Os consumidores que estavam abastecendo nos postos de combustíveis no momento da operação do Ipem-AM aprovaram a operação do órgão, segundo eles, devido aos diversos problemas e prejuízos que estavam tendo ocasionados pela má conduta praticada nos postos de gasolina. O motorista Rodolfo Garcia, 34, disse ser importante essa medida de fiscalização. “É importante sempre ter isso (fiscalização) porque eu já fui vítima desse problema, e agora presto bem atenção para não ser prejudicado”, afirmou.

Denúncia – O consumidor que se sentir lesado deve entrar em contato com a ouvidoria do Ipem, por meio do telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, de 8h as 14h.

FOTOS: VALDO LEÃO/SECOM

Cidades

More in Cidades

Diretor do DPI participa de reunião sobre plano de segurança para Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Amazonense é convocada para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

Polícia Militar resgata macaco-de-cheiro em Humaitá-AM

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

SSP-AM define Plano Tático de Segurança para “Festa do Cupuaçu” em Presidente Figueiredo

Jornal de Humaitá21 de abril de 2017

População de Ipixuna recebe atendimentos do Barco PAI ‘Todos pela Vida’ a partir desta sexta-feira

Jornal de Humaitá20 de abril de 2017

Operação Coari Segura, da PMAM, apreende 21 volumes de droga no porto da cidade

Jornal de Humaitá19 de abril de 2017

Polícia Militar detém dupla em motocicleta com simulacro de arma de fogo no bairro Santa Etelvina

Jornal de Humaitá19 de abril de 2017

Polícia apreendem adolescentes envolvidos em homicídio tentado ocorrido dentro de escola em Manaus

Jornal de Humaitá19 de abril de 2017

30ª Cicom realiza reunião comunitária com representantes do bairro Novo na zona leste de Manaus

Jornal de Humaitá18 de abril de 2017
%d blogueiros gostam disto: