Inicio

Detran-AM pede ao motorista para não brincar com a vida – Campanha Carnaval 2017

Com o tema “No carnaval só não vale brincar com a vida – Se beber não dirija’, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), lançou nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, a campanha Carnaval 2017 que tem como objetivo alertar a população sobre os perigos da combinação álcool e direção, além de apresentar dicas de segurança para um carnaval alegre e seguro. A partir do meio dia desta sexta-feira (17/02), até a manhã do dia 02 de março, equipes de educação e fiscalização de trânsito do Detran-AM estarão a postos em locais estratégicos antes e durante as bandas de carnaval e desfile das escolas de samba realizando ações educativas e de fiscalização da Lei Seca.

 
Sete painéis eletrônicos instalados em vários pontos da cidade estarão com mensagens, dados e fotos relacionados a acidentes de trânsito. As imagens transmitidas nos painéis são todas de acidentes reais, causados por conta da imprudência de condutores. Além dos painéis, ambulâncias do Governo do Estado foram adesivadas com a frase “Este carro não é alegórico”, com o intuito de impactar a população sobre as conseqüências de beber e dirigir.
 
De forma alegre e descontraída as equipes de educação de trânsito percorrerão as principais vias e circuitos carnavalescos da capital realizando a distribuição de material informativo e educativo. Uma novidade durante as ações de educação é a presença de  vinte atores que simularão estarem acidentados, eles carregarão placas onde se lê ‘Essa não precisa ser a sua fantasia de carnaval’. “A nossa intenção é sensibilizar o motorista, o pedestre, o motociclista da necessidade de valorização da vida humana. Só queremos garantir a alegria da festa do carnaval onde todos possam se divertir e retornar para suas casas com segurança”, destacou o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza
 
As ações educativas e de fiscalização realizadas pelo órgão durante o período carnavalesco já surtiram efeito, no ano passado houve uma redução de 19% no número de vítimas fatais registradas no mês de fevereiro em relação ao mesmo período de 2015, quando foram registradas 36 mortes no trânsito. O número de vítimas lesionadas também diminuiu foram registradas 789 vítimas lesionadas durante o carnaval de 2015, no ano seguinte no mesmo período foram 555 vítimas. “Os números ainda são altos, mas essa redução mostra que as ações de fiscalização e educação do órgão surtem efeitos reais, fora as vítimas fatais e lesionadas o Estado teve um gasto de mais de R$ 9 milhões em 2016 somente com próteses para pessoas envolvidas em acidentes de trânsito”, de acordo com Leonel.
 
As ações conscientização também serão realizadas dentro dos prontos socorros e hospitais da rede pública de saúde pelos estudantes de medicina que fazem parte da Liga Amazonense de Trauma (LAT), eles atuarão na conscientização de pacientes que chegam vítimas de acidentes de trânsito, o trabalho também será realizado com os familiares dessas vítimas.
 
Disque-Pileque
 
A partir das 14h desta sexta-feira estará em vigor o Disque-Pileque, uma parceria entre o Detran-AM e a Associação dos Condutores de Ambulância do Amazonas. Os socorristas receberão as chamadas por meio do telefone 99146-9863. “Estamos no quarto ano participando dessas ações junto com Detran. Queremos lembrar que nosso trabalho salva vidas é de extrema importância e, por isso, que a população não passe trote. No ano passado a cada dez ligações que recebemos, sete eram de trotes. Vale lembrar que não há multas para o condutor que nos ligar, nosso trabalho é levar essa pessoa e o seu veículo em segurança até sua casa”, enfatizou o socorristas Manoel Araújo.
 
Ainda como parte da mobilização para combater crimes relacionados à embriaguez ao volante, o Detran-AM firmou parceria com associações de radiotáxis e vans de aluguel que, durante o período da Folia de Momo, irão oferecer atendimento diferenciado para as pessoas que solicitarem o serviço – evitando, assim, dirigir após consumir bebida alcoólica.
 
Rodovias
 
O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar intensificará, durante o período de carnaval, a fiscalização nas rodovias AM-010 e AM-070, de acordo com o Comandante do Baptran, Major Keliton Rodrigues, as fiscalizações serão rigorosas para assegurar o cumprimento da Lei Seca.
 
Parceiros
 
Este ano o Detran-AM conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (Baptran), Liga Amazonense de Trauma (LAT), Sindicato dos Condutores de Ambulâncias do Amazonas e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

ANÚNCIOS

Anúncios