Amazonas

Ex-prefeito de Humaitá ‘Dedei Lobo’ é o novo secretário de Estado de Produção Rural do AM

Dedei Lobo
Ex-prefeito de Humaitá ‘Dedei Lobo’ é o novo secretário de Estado de Produção Rural do AM

O novo secretário de Estado de Produção Rural, José Cidenei Lobo, empossado na quinta-feira, 11, pelo governador do Amazonas, David Almeida, iniciou os trabalhos à frente da pasta na tarde de hoje, 12. Como primeiro ato deu posse ao diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Lúcio Flávio do Rosário, e destacou as prioridades para o setor primário, como a retomada de dois importantes programas: o pró-calcário e a pró-mecanização.

José Cidenei Lobo assumiu o comando da Sepror em substituição a Hamilton Casara e Lúcio Flávio do Rosário assume o comando do Idam em substituição a Malvino Salvador. Cidenei, que já foi prefeito de Humaitá, reforçou durante o discurso que a meta do atual Governo é fazer o Estado avançar e, principalmente, fortalecer o interior do Estado.

“Estamos aqui para trabalhar diuturnamente em nome do povo do Amazonas e do governador David Almeida que já demonstrou que vai seguir um planejamento para fortalecer o Estado. Antes de tudo as instituições são muito importantes neste processo e o apoio de todos os servidores e parceiros é necessário para alcançarmos o fortalecimento que almejamos”, destacou José Cidenei.

Cidenei também pontuou que já na próxima semana vai reunir com a Associação Amazonense de Municípios (AAM) para reforçar a parceria com os municípios e seus administradores, além de fazer o levantamento das demandas prioritárias.

“Vamos apresentar ao Governo um levantamento das ações e passar para ele alguns programas que estavam parados, como o pró-mecanização e pró-calcário. Nossas terras são muito ácidas. Não podemos mexer no solo sem tratá-lo. A retomada desses programas são importantes para o desenvolvimento do setor”, reforçou.

Para fortalecer o setor primário, o secretário de produção e novo diretor-presidente do Idam reforçaram a manutenção e reforço dos serviços de extensão rural e assistência técnica.

“Vamos dar tudo de nós para continuar esse trabalho e contribuir para acertar e assim darmos um bom andamento as ações do setor primário. Nós que somos do interior e que atuamos como gestores no município de Manicoré e Humaitá sabemos a importância dos técnicos dessa instituição junto aos produtores rurais”, lembrou Lúcio Flávio, diretor-presidente do Idam.

Outra área que será priorizada dentro do trabalho de fortalecimento do setor é a piscicultura. José Cidenei garantiu que as ações do setor dentro da nova Matriz Econômica Ambiental, que propõe uma economia focada no desenvolvimento das potencialidades e riquezas locais com foco na piscicultura, fruticultura, fármacos, cosméticos, mineração e manejo florestal, serão mantidas.

Programas – O programa de Mecanização Agrícola apoia o desenvolvimento de projetos de incentivo ao uso de máquinas e implementos agrícolas para promover o aumento da produção de atividades agropecuárias. O Pró-calcário incentiva o uso de calcário na correção de solos e tem como estratégia incentivar o produtor rural a buscar cada vez mais a melhoria tecnológica de suas atividades agropecuárias.

O secretário de produção também destacou que a recuperação de vicinais será uma das pautas prioritárias no setor. Segundo Lobo, o produtor precisa escoar a produção e não pode ser prejudicado pelo isolamento.

“Ninguém consegue sobreviver sem os alimentos produzidos no campo. O agricultor não tem contracheque como um servidor público ou de empresa privada. Ele trabalha arduamente todos os dias para colocar na mesa do cidadão brasileiro e amazonense a comida que todos nós precisamos. O agricultor e pequeno produtor amazonense precisa ser aplaudido, ele é nosso cliente. Um produtor não pode ficar isolado por questões de infraestrutura”, frisou.

Comentários

Comentários

Click to add a comment

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Amazonas

More in Amazonas

​Editora Leya Realiza evento em Manaus para debater Universos Literários

Jornal de Humaitá17 de outubro de 2017

Nova Aripuanã: Vereador é feito refém com a família e filho é ferido durante crime

Jornal de Humaitá14 de outubro de 2017

População obriga Piratas comerem lama após roubo

Jornal de Humaitá3 de outubro de 2017

Governador prestigia Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte e visita obras no município

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Vereador denuncia atraso no pagamento do Tratamento Fora do Domicílio

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Comissão da Aleam aponta ‘vilões’ do entrave turístico de Manicoré 

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Dermilson Chagas discute demanda para o município de Borba

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Governador entrega trecho de 15 quilômetros da Rodovia Manoel Urbano e libera passagem de nível na Avenida das Torres

Jornal de Humaitá2 de outubro de 2017

Jogos Psicomotores das escolas da CD5 reúne escolas da Zona Leste para uma manhã de atividades

Jornal de Humaitá28 de setembro de 2017