A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) recebeu na tarde desta quinta-feira, 18, acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil que integram o CreaJr-AM, Grupo Voluntário de Estudantes de Engenharia vinculado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM). O objetivo, segundo os coordenadores do grupo, foi apresentar aos universitários a Sala de Situação da Sema associando o conhecimento teórico da academia ao trabalho realizado no local.

Eles foram recebidos pelo supervisor da Sala de Situação, Cristiano Moraes, e pelo assessor de Recursos Hídricos, Maycon Douglas Theobald. Ambos destacaram que a Sala de Situação funciona como um centro de gestão de situações críticas e subsidia a tomada de decisões. “Nela são coletados dados que possibilitam o acompanhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos do País, além das condições meteorológicas e pontos de focos de calor em todo o Amazonas, por meio de satélites e informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a fim de antecipar medidas mitigadoras”, destacou Cristiano.

De acordo com o coordenador do CreaJr-AM, Daniel Cid, 28, há uma carência nas universidades de atividades extracurriculares nas quais os acadêmicos possam ver na prática o que aprendem nas salas de aula. “Infelizmente as atividades externas são muito raras nas universidades. Os alunos precisam ter acesso a ambientes práticos fora da faculdade do que estão estudando para melhor compressão dos temas e melhor formação. No CreaJr organizamos visitas a locais estratégicos como a Sema para suprir essa necessidade e ajudar na formação daqueles que são futuros profissionais”, disse.

Gabriel Monte, 23, é estudante de Engenharia Elétrica e destaca que a procura por vagas no grupo de visitas é grande e chega a ter lista de espera. “Temos um grupo bem organizado com estudantes de todas as unidades que têm curso de Engenharia em Manaus e sempre que agendados uma visita o número de participantes é rapidamente preenchido e fica uma lista de espera. Só temos a agradecer a quem abre as portas para estudantes como Sema e dedica atenção a compartilhar conhecimento”, ressaltou.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Educação

Deixe uma resposta

Check Also

Alunos da Escola Estadual Olga Falcone desenvolvem técnicas do jornalismo com o projeto ‘Olga News’

Iniciativas para o aprendizado e desenvolvimentos dos alunos nas escolas da Secretaria de …