Educação

Sema recebe visita técnica de acadêmicos de engenharia

FOTO: JOSÉ NARBES/SEMA
Sema recebe visita técnica de acadêmicos de engenharia

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) recebeu na tarde desta quinta-feira, 18, acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil que integram o CreaJr-AM, Grupo Voluntário de Estudantes de Engenharia vinculado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM). O objetivo, segundo os coordenadores do grupo, foi apresentar aos universitários a Sala de Situação da Sema associando o conhecimento teórico da academia ao trabalho realizado no local.

Eles foram recebidos pelo supervisor da Sala de Situação, Cristiano Moraes, e pelo assessor de Recursos Hídricos, Maycon Douglas Theobald. Ambos destacaram que a Sala de Situação funciona como um centro de gestão de situações críticas e subsidia a tomada de decisões. “Nela são coletados dados que possibilitam o acompanhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos do País, além das condições meteorológicas e pontos de focos de calor em todo o Amazonas, por meio de satélites e informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a fim de antecipar medidas mitigadoras”, destacou Cristiano.

De acordo com o coordenador do CreaJr-AM, Daniel Cid, 28, há uma carência nas universidades de atividades extracurriculares nas quais os acadêmicos possam ver na prática o que aprendem nas salas de aula. “Infelizmente as atividades externas são muito raras nas universidades. Os alunos precisam ter acesso a ambientes práticos fora da faculdade do que estão estudando para melhor compressão dos temas e melhor formação. No CreaJr organizamos visitas a locais estratégicos como a Sema para suprir essa necessidade e ajudar na formação daqueles que são futuros profissionais”, disse.

Gabriel Monte, 23, é estudante de Engenharia Elétrica e destaca que a procura por vagas no grupo de visitas é grande e chega a ter lista de espera. “Temos um grupo bem organizado com estudantes de todas as unidades que têm curso de Engenharia em Manaus e sempre que agendados uma visita o número de participantes é rapidamente preenchido e fica uma lista de espera. Só temos a agradecer a quem abre as portas para estudantes como Sema e dedica atenção a compartilhar conhecimento”, ressaltou.

Comentários

Comentários

Click to add a comment

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Educação

More in Educação

​​​​​​​​​​​​​​​​​I Mostra de Matemática e Ciências da Natureza desperta o interesse e a curiosidade dos alunos da E.E. Maria Amélia do Espírito Santo

Jornal de Humaitá26 de setembro de 2017

Faculdade Fucapi promove discussões sobre bioprocessos aplicados à indústria farmacêutica

Jornal de Humaitá22 de setembro de 2017

​SEDUC divulga lista dos vencedores da I Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas

Jornal de Humaitá12 de setembro de 2017

Escola Estadual Prof.ª Adelaide Tavares de Macedo inaugura Web rádio na escola e disponibilidade para sistema Android

Jornal de Humaitá17 de agosto de 2017

XVII PrêmioABT prorroga inscrição de cases

Jornal de Humaitá2 de agosto de 2017

Ufam anuncia abertura das inscrições para o PSC

jornal de Humaitá26 de julho de 2017

Cetam explica que aguarda recursos para convocar concursados em 2018

jornal de Humaitá13 de julho de 2017

Reitor comemora autonomia no uso de verbas da UEA

jornal de Humaitá13 de julho de 2017

5 motivos para a criança com autismo aprender inglês

jornal de Humaitá13 de julho de 2017