Jornal de Humaitá

​PREPARAÇÃO PARA INTERECLESIAL DAS CEBS DE LÁBREA REUDAS ARTICULADORES EM HUMAITÁ

​PREPARAÇÃO PARA INTERECLESIAL DAS CEBS DE LÁBREA REUDAS ARTICULADORES EM HUMAITÁ
Geovanni

Em preparação para o 14º Intereclesial que acontecerá em janeiro de 2018, na cidade de Londrina, Paraná, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) dos diversos regionais brasileiros da CNBB, reúnem-se para trabalhar a temática proposta para cada Intereclesial, o tema para 2018 é: “CEBs e os desafios do mundo urbano”, e o lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7).
A equipe de articuladores da Prelazia de Lábrea, Diocese de Humaitá e Arquidiocese de Porto Velho, debruçaram-se nesta tarde de sábado 15 de julho, no planejamento do evento e logística para Intereclesial da etapa regional, a realizar-se-á em Lábrea dias 15, 16 e 17 de setembro.

O articulador da Prelazia de Lábrea, Antônio Barreiro dos Santos, afirma que a Prelazia de Lábrea vem se preparando para este grande momento “é o momento de vivência de fé e de irmandade”, mas também de grandes desafios, pois está à frente de um encontro de magnitude como o que vai ocorrer em setembro, exige dedicação e muito planejamento, mas, o fator compensador é que as comunidades estão animadas, considerando que a Prelazia está também em missão permanente, preparando-se para as Santas Missões populares. Para Antônio, o grande desafio que a Prelazia de Lábrea enfrenta, está centrada no alto índice de criminalidade, prostituição decorrente da desestrutura familiar, deixando a igreja muitas vezes, impotente.

A articuladora do Regional Noroeste e representante da Arquidiocese de Porto Velho Neurimar Pereira da Silva, fez um balanço das realizações dos intereclesiais do Regional Noroeste (Sul do Amazonas, Rondônia e Acre) que a partir da realização da primeira ampliada nacional*, os trabalhos estão no processo de divulgação do tema e lema do 14º Intereclesial. Já foram realizados o primeiro Intereclesial, no Sul e Centro da Diocese de Guajará-Mirim, na cidade de São Miguel do Guaporé, Rondônia e o segundo Intereclesial que vai ocorrer no Sul do Amazonas com a diocese de Humaitá e Prelazia de Lábrea. Ocorrerão, ainda, encontros na sede de Guajará-Mirim, bem como, o esperado encontro que abre o Centenário da Diocese de Rio Branco, Acre de 20 a 22 de outubro, ainda, encontro da Arquidiocese de Porto Velho e encerrando com grande 14zinho (quatorzinho Regional) na última semana de outubro deste ano. Para Neurimar, o Intereclesial “é um grande Pentecoste, é um momento que a gente reúne todas as comunidades para festejar aquela preparação que a gente fez na comunidade”. Afirma ainda que “Comunidades Eclesiais de Base é igreja na base, é igreja que está junto com o povo e que caminha com seu povo”.

A articuladora da Diocese de Humaitá no Regional Noroeste, Maria do Carmo, afirma que a Diocese vem de uma longa caminhada de preparação desde o final do 13º Intereclesial para participar do 14º com animação, entusiasmo e refletindo nas comunidades, visando preparação para este momento especial, que é o mini-Intereclesial de Lábrea.

AMPLIADA NACIONAL

  • A Ampliada Nacional é quem decide qual pode ser o rumo a seguir nas CEBs do Brasil. Nos encontros periódicos, quem faz parte dessa Ampliada, vai ajudando que as comunidades eclesiais de base encontrem o jeito de fazer presente a utopia do Reino na sociedade atual.

O intereclesial Nacional será realizado de 23 a 27 de janeiro de 2018 na cidade paranaense de Londrina.

Por: Antonio da Encarnação / Observatório Diocesano

Comentários

Comentários

Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Jornal de Humaitá

More in Jornal de Humaitá

Mangabafest: Mocidade coloca camisa da torcida a venda por 20 reais

Jornal de Humaitá24 de julho de 2017

Mototaxista é torturado e esfaqueado por vagabundo na BR-174

Jornal de Humaitá24 de julho de 2017
Ladrão toma arma de policial em Manaus

Vídeo: Ladrão tomar arma de policial em abordagem no Amazonas 

jornal de Humaitá24 de julho de 2017

ECONOMIA: Governador David Almeida anuncia retomada do pagamentos da subvenção da Malva e Juta

Jornal de Humaitá22 de julho de 2017

Francisca Mendes readéqua estrutura para ampliar cirurgias cardíacas infantis

Jornal de Humaitá22 de julho de 2017

Governador David Almeida anuncia 1,9 milhão para Festivais Folclóricos do Amazonas, Ciranda de Manacapuru e Fe cani

Jornal de Humaitá22 de julho de 2017

Exército e Forças Estaduais de Segurança fazem operação de varredura e revista na Unidade Prisional do Pura quequara

Jornal de Humaitá22 de julho de 2017

Estudantes-atletas conquistam as primeiras medalhas de ouro nos Jeas 2017

Jornal de Humaitá22 de julho de 2017

Policiais militares e bombeiros promovidos recebem homenagem em solenidade de promoções

Jornal de Humaitá22 de julho de 2017